sexta-feira, 30 de outubro de 2020

Honra a Luís Kalidás Barreto



 








Chegou-nos hoje a triste notícia do falecimento de Luís Kalidás Barreto, aos 88 anos, notável exemplo de cidadania e de cultura.

Kalidás Barreto cruzou-se com a associação Aldraba em 2006, durante o nosso VI Encontro realizado em Aljustrel em 8/4/2006, que assinalou o centenário do seu pai, Adeodato Barreto. A nosso convite, Kalidás participou na mesa da sessão solene que encerrou esse Encontro, em conjunto com o Presidente da Câmara de Aljustrel, o Presidente da Junta de Freguesia local e o Presidente da Direção da Aldraba.

O Luís Kalidás tinha nascido em 1932 em Montemor-o-Novo, mas desde jovem a sua família se radicou em Castanheira de Pera, onde ele viveu até hoje.

Como contabilista, trabalhou em várias empresas de lanifícios, setor industrial que prosperava na região. Muito cedo se começou a manifestar ativamente na defesa dos seus colegas de trabalho, tendo chegado a líder do Sindicato dos Lanifícios dos distritos de Leiria e Coimbra.

Como militante antifascista, colaborou em 1958 na campanha eleitoral do General Humberto Delgado e, em 1969, nas eleições legislativas pela CDE.

Em 1970, participou na criação da Intersindical, na semi-clandestinidade, e viria a ser dirigente nacional da CGTP depois de 1974.

Em 1975, foi eleito pelo Partido Socialista deputado à Assembleia Constituinte. O Presidente Jorge Sampaio agraciou-o em 2004 como grande oficial da Ordem da Liberdade.

Na região da serra da Lousã, Kalidás foi sempre um grande ativista do associativismo e do intermunicipalismo, e escrevia regularmente na imprensa local.

A Aldraba associa-se às manifestações de pesar que têm vindo a multiplicar-se a propósito da morte do Kalidás Barreto, e transmitiu já as nossas condolências à sua filha Emília.

JAF


1 comentário: