quinta-feira, 28 de maio de 2020

COVID 19 - Definidas as regras para utilização de espaços culturais














Mesmo com regras de funcionamento apertadas e exigentes, depois de os museus teram aberto as suas portas em 18 de Maio, é agora a vez dos demais espaços culturais se prepararem para no dia 1 de Junho receberem de novo o seu público!

A Direção-Geral da Saúde (DGS) publicou hoje orientações destinadas à utilização dos equipamentos culturais, com o objetivo de prevenir a transmissão da covid-19 e identificar os procedimentos a adotar perante um caso suspeito.

O documento define um conjunto de medidas a adotar antes da abertura dos equipamentos culturais, nomeadamente, a necessidade de um Plano de Contingência com a definição de uma área de isolamento e dos circuitos para chegar e sair da mesma, bem como os procedimentos a adotar perante um caso suspeito.

Aos colaboradores é pedido que tenham conhecimento, formação e treino para reconhecer sinais e sintomas compatíveis com a covid-19 e adotar as medidas de prevenção e controlo da transmissão da doença.

Entre as medidas gerais, continuam a ser recomendadas normas de distanciamento físico de dois metros entre as pessoas, a criação de circuitos próprios e separados nas entradas e saídas e o uso de máscara em espaços fechados, com exceção dos membros dos corpos artísticos em atuação.

O documento que define as medidas específicas a adotar em salas de espetáculos, de exibição de filmes e similares; livrarias, arquivos e bibliotecas; museus, palácios e monumentos e na programação ao ar livre, pode ser consultado na íntegra em:

MEG, com fotografia da Executive Digest

Sem comentários:

Enviar um comentário