sexta-feira, 1 de maio de 2020

As Maias













Tradição primaveril de celebração da natureza ou da fertilidade, cujas origens se perdem no tempo. Se para uns a tradição vem do nome do mês de Maio, que recebeu o nome do deus Maius, deus da Primavera e do crescimento, para outros teria sido em honra de Maia, deusa romana da fertilidade, ou até mesmo de Flora, a deusa das flores e da juventude, cujas festas iniciavam o novo ano agrícola e atingiam, na Roma antiga, o seu auge nos três primeiros dias de Maio.

Presente em várias regiões do país e um pouco por toda a Europa, a tradição revela aspetos diferentes em cada uma, mas um denominador comum: as Maias floridas.

O ritual das Maias acontece na noite de 30 de abril para 1 de maio quando a natureza acorda para a juventude e manda a tradição que se enfeitem portas, janelas e outros locais com flores e giestas amarelas ou com bonecas de palha enfeitadas de flores, sempre com o propósito de espantar o mal e convocar o bem, a saúde e a fartura. 

Em algumas terras, havia a tradição da “coroa das maias”, elaborada em papel com fitas de cores e que os rapazes colocavam à porta das suas pretendidas como manifestação do seu amor.

Para além das tradições e para muitos de nós, Maio é um mês de festa e de luta já que no seu primeiro dia se proclamou o Dia Internacional dos Trabalhadores que pudemos celebrar em plenitude a partir de 1974. 

Festa pelas muitas conquistas alcançadas e luta por cada vez mais dignidade para o mundo do trabalho e para todos os trabalhadores!

MEG

Sem comentários:

Enviar um comentário