sábado, 25 de abril de 2020

Viva o 25 de Abril! Viva a ALDRABA! Viva o futuro!


















Eis-nos chegados, mais um ano, à celebração da "madrugada que (...) esperáva(mos), o dia inicial inteiro e limpo, onde emergimos da noite e do silêncio e livres habitamos a substância do tempo".

Num ano em que todos vivemos numa grave crise sanitária, e em que alguns imaginavam que pudéssemos deixar de assinalar, com toda a energia, a data e o evento da libertação das nossas gentes, de há 46 anos atrás...

Mas não! Hoje às 15 horas, nas janelas das nossas ruas e das nossas cidades, vilas e aldeias, vamos todos cantar a "Grândola", e exprimir com veemência quanto apreciamos a liberdade conquistada e o nosso empenho em desenvolvê-la com criatividade. 

Porque a associação ALDRABA foi criada no dia 25 de abril de 2005, hoje é também o dia do nosso 15º aniversário, que aqui comemoramos com calor e determinação!

Há uns anos, a nossa saudosa Mª Céu Ramos, vice-presidente da Direção que a doença cruel nos levou em 2017, escrevia:

"Só preservamos o que conhecemos e amamos. O nosso contributo para o desenvolvimento é este.

A par de muitas outras associações já existentes, ou que vão surgindo, porque há espaço para isso, o património deverá unir e motivar todos os cidadãos, porque o desconhecimento provoca o abandono, a ruína.

Convém lembrar que, antes de 1974, o associativismo ligado ao património era incipiente e apenas coisa de eruditos.

Toda uma série de objetos, que fazem ou fizeram parte do nosso quotidiano. Homens e mulheres que nos deram teatro, danças, contos, poetas de raiz popular, tradições, e nos transmitiram ensinamentos, costumes ancestrais, que nos remetem para outros povos e outras culturas que aqui viveram antes de nós.

Este legado obriga-nos a continuar no caminho traçado e porventura sermos mais interventivos, alertando e estimulando municípios e demais entidades, sobre os atentados e delapidação a que assistimos todos os dias.

Comemoramos o 25 de Abril, na nossa esfera de atuação.

É urgente que continuemos a lutar por um mundo melhor.

VIVA O 25 DE ABRIL! "

Palavras totalmente atuais, e que continuamos a subscrever.

JAF

1 comentário:

  1. Texto marcante. Evocação muito oportuna. Celebração muito digna! Viva o 25 de Abril.

    ResponderEliminar