terça-feira, 22 de julho de 2014

Por terras da Ericeira, em contacto com as atividades tradicionais e com a história local










































Num sábado fresco e luminoso, juntaram-se um total de 35 participantes neste XXVI Encontro, entre os quais muitos associados e amigos, a totalidade dos membros da Direção e vários membros da Ass.Geral e do C.Fiscal da ALDRABA. Alguns dos presentes participavam pela primeira vez numa das nossas atividades, e manifestaram-se no final muito satisfeitos com a experiência…

De manhã, no Sobreiro, fez-se uma interessante visita à olaria do mestre Henrique Santos, orientada pela técnica Drª Maria Manuel da C.M.Mafra.

Após uma breve passagem pela aldeia típica de José Franco, encaminhámo-nos todos para o norte da vila da Ericeira, onde se visitou a ermida de S. Sebastião (séc. XVII), original na sua traça hexagonal e com rica azulejaria.

Antecedido de retemperante caminhada a pé, com passagem pela Praia do Algodio, seguiu-se um inesquecível almoço de massada de peixe no Clube Naval da Ericeira, junto à Praia dos Pescadores.

Pela tarde, atravessámos a parte central da vila, visitando a capela da Senhora da Boa Viagem, com as suas tradições ligadas ao mar e à pesca, e a retrosaria José Rola Paulo, de montras famosas pelas suas evocações culturais.

Terminámos com animada sessão no Parque de Santa Marta (Sala Atlântico), onde Maria José Santos, presidente da Filarmónica Cultural Ericeira, começou por nos apresentar um exemplo vivo do trabalho que desenvolvem, com uma encantadora exibição de cinco jovens clarinetistas. Os amigos António Carlos Serra, editor da Mar de Letras e dirigente do ICEA, e José Constantino Costa, presidente da Cooperativa Itinerante, falaram-nos apaixonadamente da história, da cultura e do associativismo ericeirenses.

À despedida, culminando um dia caloroso de convívio, disfrutámos de um beberete ao pôr do sol no terraço da casa de amigos locais.

JAF (fotos de ABrito, LFMaçarico e JViegas)

Sem comentários:

Enviar um comentário