sexta-feira, 15 de abril de 2005

O Gafanhoto Catavento



Na exposição que a "Aldraba" apresentou ao longo da primeira semana deste mês, um dos exemplares de cataventos mostrados aos visitantes era este gafanhoto, trazido de Casével.
Vale a pena olhar (de novo) para esta imagem e desejar um bom fim de semana, sem mudanças bruscas de tempo como os quase dez graus que separaram a máxima de quarta da máxima de hoje.

Parece que está a nevar na serra da Estrela...
Neste novo século têm acontecido alterações climatéricas que certificam o quanto foram importantes estes utensílios para as comunidades do mundo rural.
A sabedoria popular merece um olhar especial.
A "Aldraba" nasceu para evocar vivências e saberes, que sendo do passado, ajudam a construir o futuro.

(foto de Vanda Oliveira)

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 18:15 3 comentários

COMENTÁRIOS
lost disse...
Gostei muito da exposição, até porque depois de ter descoberto contigo as aldrabas, vou começar a descobrir os cataventos, que são uma déli!! E porque não lançar um apelo aos teus leitores bloguistas, para te enviarem fotos de cataventos que vejam por ai???Bom fim de semana!! Seja lá com que tempo for, porque, como diría Alberto Caeiro: "Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é"
15 Abril, 2005 19:11
Sur Prise disse...
Tenho visitado diariamente este blog, mas a disposição para deixar comentários tem sido pouca pelas razões que tu sabes e sei que entendes. Aqui fica a marca da minha presença pelos belos textos e em especial para a foto "DÉLI" do gafanhoto catavento. Apreciei sobretudo o comentário anterior de lost, onde este termo de "DÉLI" é empregue.É realmente uma déli...um beijo doce
15 Abril, 2005 19:27
augustoM disse...
Luís, catavento com um gafanhoto, será para ver de que lado sopra o vento ou de que lado vem o ataque dos gafanhotos às searas? A pergunta não de todo tola, que o digam as gentes do Alentejo.Um abraço e bom fim de semana. Augusto
16 Abril, 2005 17:35

Sem comentários:

Enviar um comentário