terça-feira, 10 de janeiro de 2023

"Árvore portuguesa de 2023" é um eucalipto do distrito de Viseu


 












O património popular de que a Aldraba se reivindica inclui o nosso património natural, seja ele animal, vegetal ou mineral.

Neste contexto, e com o propósito de contribuir para a divulgação e valorização do acervo arbóreo português, aqui se reproduz a informação difundida na imprensa de hoje, segundo a qual árvore portuguesa de 2023 é o eucalipto de Contige, situado na freguesia e concelho de Sátão, no distrito de Viseu. Com um perímetro de tronco de 11 metros, este eucalipto foi o escolhido na sexta edição do Concurso Nacional Árvore do Ano.

O eucalipto da aldeia de Contige conquistou o primeiro lugar do concurso nacional com 3046 votos. Logo a seguir, no segundo lugar, com 2879 votos, ficou uma azinheira de São Brás de Alportel, com 250 anos e 17 metros. Com 2863 votos, o terceiro classificado foi um castanheiro gigante de 500 anos, de Guilhafonso, em Pêra do Moço, na Guarda. Nos restantes lugares (ordem decrescente),  ficaram a oliveira de Pedras d'el Rei, Tavira, o plátano do Palácio da Anadia, Mangualde, a oliveira de Mouriscas, Abrantes, um metrosídero de Mafra, uma oliveira milenar de Lagoa, uma oliveira de Casais de São Brás, Santarém, e um carvalho de Calvos, Póvoa de Lanhoso. Ao todo, as dez árvores reuniram 20.073 votos online, de acordo com o comunicado da União da Floresta Mediterrânica – UNAC, que organiza o concurso em Portugal. 

O "Eucalipto de Contige” tem a altura de 43 metros e um largo tronco de 11 metros de perímetro. É considerada ‘a maior árvore classificada de Portugal’ pela Universidade de Aveiro. Fica localizada à beira da antiga EN 229, e a sua plantação remontará a 1878, quando se abriu a Estrada das Donárias”. O percurso da EN 229 foi desenhado de forma a manter-se esta árvore.

A monumentalidade deste eucalipto fez com que uma estrada se partisse em duas. É isso que é salientado por António José Carvalho, presidente da Junta de Freguesia de Sátão: “O perfil da estrada faz a devida vénia a esta árvore monumental, desenhando uma estrada com um perfil quase semicircular à volta deste espécime”.

António José Carvalho conta ainda que a ligação entre este eucalipto e a população de Contige é “muito estreita”. “É um espécime que cimenta uma relação quase histórica de Contige com o eucalipto”. Também é esta árvore que tem tornado a aldeia conhecida nas redondezas. “É algo que torna Contige bastante conhecido nesta freguesia e nas freguesias limítrofes, engrandecendo as relações entre as pessoas, porque identifica a aldeia no concelho e fora do concelho”.

JAF

Sem comentários:

Enviar um comentário