domingo, 6 de março de 2022

Evocação de Nuno Teotónio Pereira e da passagem a salto de dois desertores da guerra colonial


 













No próximo dia 27 de março de 2022, domingo, terá lugar nas proximidades da vila de Marvão (Alto Alentejo), desde as 10h30 até cerca das 17h, uma evocação dos acontecimentos de 27/3/1970, em que dois desertores já mobilizados para a Guiné - os oficiais milicianos Fernando Venâncio e Joel Pinto - foram ajudados a passar clandestinamente a fronteira para Espanha, e daí encaminhados para Madrid, Barcelona e Pirinéus.

Essa operação de há 52 anos foi concebida e apoiada logisticamente pelo arquiteto Nuno Teotónio Pereira, cidadão destacado, com um brilhante percurso na sua profissão e com um corajoso percurso de resistência cívica ao fascismo, que no corrente ano completaria 100 anos de vida. 

O próximo evento é promovido pelos familiares do Nuno Teotónio Pereira, tem o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Marvão, e conta com as adesões da Associação de Exilados Políticos Portugueses 61/74, do movimento cívico Não Apaguem a Memória (NAM) e da nossa associação ALDRABA - fiel ao seu objetivo de "manter a ligação a (...) iniciativas exteriores nos domínios do associativismo, da memória e da cidadania".

Apelamos aos nossos associados e amigos que participem presencialmente nesta evocação, que terá os testemunhos vivos dos envolvidos na deserção, dos que os acompanharam na passagem da fronteira (ver foto que consta do cartaz) e de pessoas muito conhecedoras do local. Está prevista uma caminhada que replicará parte do percurso da fuga, até à aldeia espanhola de Fontañera, e regresso ao local de partida, terminando com uma refeição de confraternização.

As inscrições devem ser feitas no endereço www.nunoteotoniopereira.pt, onde podem ser obtidas outras informações práticas.

Para as pessoas que queiram e possam aproveitar a deslocação para outras visitas culturais de muito interesse, sugerimos o miolo da preciosa vila de Marvão, e, nas proximidades, as ruínas da cidade romana de Amaia e a histórica vila de Castelo de Vide.

JAF  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário