segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Como foi o XL Encontro, na Cuba e na Vidigueira








Durante o fim-de-semana de 27 e 28 de novembro de 2021, a povoação alentejana da Cuba, foi a "capital" da associação Aldraba.

Aí afluíram e permaneceram 30 associados e amigos da Aldraba, vindos dos distritos de Lisboa (Alfragide, Lisboa, Loures, Moscavide, Queluz, Sintra e Venda do Pinheiro), Setúbal (Almada), Évora (Montemor-o-Novo) e Beja (Santana de Cambas e da própria Cuba).

Acolhidos de forma exemplar pelos nossos companheiros Manuela Bolinhas e Jorge Graça, que tinham tudo previsto e organizado ao pormenor, numa preparação que já vinha desde o início de 2020, e que a pandemia obrigou a adiar.

Dois dias inesquecíveis, de fruição das riquezas patrimoniais daquela região, o "país da uva" (plagiando a expressão inspirada do notável cubense Fialho de Almeida), e de caloroso convívio entre os participantes. 

Aí se incluiu uma sessão inicial no Museu F. de Almeida, orientada pela nossa amiga Francisca Bicho, seguida de um contacto com a casa do escritor que lhe está associada. À tarde do dia de sábado, veio uma visita à riquíssima Igreja Matriz, orientada pelo amigo Nuno Sota, perito em história da arte.

Ainda no sábado, fomos até uma adega onde se abriram várias talhas, com a respetiva prova do excelente vinho novo, e assistimos à sessão pública que assinalou, com a presença de cerca de 10 grupos corais do concelho, o lançamento do CD "Cuba Catedral do Cante".

O domingo de manhã foi ocupado com uma digressão às ruínas de São Cucufate, no concelho da Vidigueira (preciosos vestígios da ocupação romana e, mais tarde, da povoação cristã medieval), e com uma visita muito interessante ao centro de interpretação do vinho da talha em Vila de Frades.

À tarde, e antes das despedidas, deu ainda para conhecermos a impressionante ponte romana perto de Vila Ruiva.

Nos dois dias, a gastronomia alentejana (carne de porco com amêijoas, migas com carne de alguidar e cozido de grão) deixou também marcas indeléveis em todos nós.

JAF (fotos Mário Sousa, MEG e Fátima Castro)


Sem comentários:

Enviar um comentário