sábado, 21 de novembro de 2020

Um adeus ao José Manuel Prista


 












O José Manuel Geoffroy Prista deixou-nos ontem, aos 80 anos, vítima de doença pulmonar.

Foi um homem muito importante na conceção, no lançamento e no posterior desenvolvimento da Associação Aldraba, a quem todos nós muito devemos, e a cuja figura nos vergamos com imenso respeito e afeto. 

O Zé Prista integrou a Comissão Promotora da Aldraba, foi a sua casa um dos dois locais onde reuníamos semanalmente durante muitos meses, teve um papel decisivo na discussão e adoção dos nossos documentos fundadores, e foi um dos três elementos (com o Luís Maçarico e o J.Alberto Franco) que celebraram a escritura notarial de constituição da associação em 26.4.2005, um dia depois da nossa Assembleia Geral Constituinte no Ateneu Comercial de Lisboa.

Foi eleito para os órgãos sociais da associação em diversos mandatos, quer na Direção quer como Presidente da Assembleia Geral. A ele se devem também muitas iniciativas em que a Aldraba se tornou conhecida e se foi afirmando, designadamente as exposições sobre aldrabas, batentes e cataventos que, com modificações e melhorias introduzidas ao longo do tempo, estiveram patentes em Lisboa (Espaço Grandella), em Mértola (Festival Islâmico), em Salvaterra de Magos e em outros locais do Ribatejo.

O José Manuel Prista foi um profissional brilhante na área da meteorologia, com formação em física, tendo sido quadro superior e dirigente no então Instituto de Meteorologia, com comissões de serviço em Angola, em Macau e nos Açores, sempre reconhecido pela grande competência e pelas suas qualidades humanas.

Retirou-se para a Azambuja, onde viveu nos últimos largos anos com a sua companheira Luísa Cabrita, a quem endereçamos um forte e comovido abraço.

Caro Zé Manel, o que nós somos hoje foi em grande medida aprendido com o teu caráter nobre, leal, generoso e construtivo, e com a tua postura sempre lúcida e crítica. 

Obrigado, companheiro, e até sempre!

JAF   


1 comentário:

  1. Palavras que subscrevo, com os sentimentos em sintonia. Abraço fraterno à Família.

    ResponderEliminar