quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nomes de localidades em azulejos (cont.6)






















Continuando a saga do registo fotográfico das placas de azulejos com que o Automóvel Clube de Portugal assinalou as entradas de muitas localidades do país, a partir do 1º quartel do séc. XX, reproduzimos hoje mais 10 belos exemplares (8 do distrito de Lisboa e 2 do distrito de Beja).

Logo por alturas do nosso último post desta série, a amiga da ALDRABA Maria do Céu Ramos captou e disponibilizou-nos a placa de Ferreira do Alentejo.

Pouco depois, a nossa amiga Susana Rodrigues fotografou e enviou-nos as placas de Manique, de Mértola e de Trajouce, e, umas semanas mais tarde, de Bucelas, da Carapinheira e do Sobreiro.

Teresa Oliveira, no seu blogue “Diário de Bordo”, publicou recentemente uma fotografia da placa de Runa, enviada por Manuel Campos Vilhena, e que também aqui reproduzimos.

Por último, o repórter da ALDRABA foi, de máquina fotográfica em riste, no encalce da placa toponímica do Alcoitão, utilizando uma pista que vinha no blogue "Notas & Comentários", de José d'Encarnação. E encontrou-a, tal como, nas proximidades, encontrou casualmente a placa de Bicesse.

Com este nosso 7º post, a ALDRABA perfaz a publicação de placas de azulejos de 63 localidades do país… Razão tem a animadora do “Diário de Bordo”, quando aí escreveu em 25.7.2011 que “havemos de nos juntar todos, um dia destes, e oferecer tudo ao ACP, que temo que não ande a fazer os trabalhos de casa”.


JAF (comentários e fotos de Alcoitão e Bicesse)

1 comentário:

  1. E no sábado passado, foi em Borba que encontraste mais uma placa, essa curiosa pois tem o O ao contrário, como me mostraste. Bom levantamento, o deste pequeno, quase imperceptível património, que tão útil terá sido aos nossos condutores de antanho...
    Abraço.

    ResponderEliminar