segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Festa dos Chocalhos 2006 – Festival dos Caminhos da Transumância



A Aldraba esteve presente na Festa dos Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, que decorreu entre 15 e 17 de Setembro em Alpedrinha, concelho do Fundão.
Numa terra onde a cultura nasce em cada pessoa e se espraia pelas paredes e empedrados das ruas estreitas, envolvida pela serra da Gardunha, verde puro que sobe pela estrada romana – mácula maior o túnel que a corta – Alpedrinha autodenomina-se a Sintra da Beira. Descobrir os seus encantos é um privilégio e uma fruição ímpar.
Foram muitos os associados e amigos que partilharam da festa e do convívio, numa multi-culturalidade difícil de encontrar nas festas populares do País. A Festa, que agregou milhares de visitantes no espaço da rua e das casas que os habitantes abrem para receber os forasteiros, oferece música, artesanatos locais, petiscos, bebidas e outras vitualhas.
Como principais atracções, destacaram-se a animação de rua com Gigantones, Bombos e Gaiteiros, os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, mas também os Concertos, os momentos culturais na Capela do Leão. O passeio com o rebanho, entre o Fundão e Alpedrinha, atravessando a serra da Gardunha pelo caminho romano, reuniu mais de 300 pessoas e consagrou o mote da transumância, actividade em extinção que importa preservar. No âmbito da festa foi também concretizado o lançamento público do livro de poesia do associado Luís Maçarico “Ar Serrano”, que canta a Gardunha e as pessoas no seu ambiente.
A Aldraba associou-se e participou com a sua exposição fotográfica “Aldrabas e Cataventos”, e que foi vista e comentada por centenas de visitantes, durante os três dias da Festa, deixando mais uma raiz, plantada bem fundo, em prol da defesa do património invisível.
O convívio e a partilha são o mote desta celebração. A adesão foi inequívoca.
De parabéns, pois, a organização, a população e os visitantes!
Por isso, é marcar na agenda e ver (ou rever) para o próximo ano.
De “ALDRABA DIGITAL”

Sem comentários:

Enviar um comentário