sábado, 21 de maio de 2005

Afinidades


O bom amigo Viktor, sabendo-me interessada por patrimónios esquecidos ou abandonados, no seu blogue apresenta esta bela curiosidade. É destas pequenas coisas que se faz a história de um povo. Das suas vivências, costumes, tradições. Até a arte de acender lareiras ou fogueiras tinha que se lhe dissesse, saber de experiência feito.
da arca dos meus avós
A minha querida amiga Guida Alves, do Vemos, Ouvimos e Lemos, lançou o apelo na blogosfera para que se recolha e preserve verdadeiras relíquias do nosso património "invisível". Peças, objectos, mecanismos, utensílios que a voracidade dos tempos relega para o plano do esquecimento. Este espaço é a resposta da Oficina das Ideias.
Caixa de Acendalhas

A peça que recolhemos e hoje aqui partilhamos terá mais de cinquenta anos de existência e tão longe ela se encontra da nossa vivência actual. Encontra-se num estado de conservação perfeito e faz parte do espólio do Professor Joaquim Roque, que dedicou muito da sua vida à etnografia alentejana. Trata-se de uma caixa de 10 acendalhas produzida pela Fosforeira Portuguesa, S.A. - Espinho. Nela poderemos ler: “Para acender o seu lume em menos de um Fósforo”.

De "VEMOS, OUVIMOS E LEMOS"
publicado por Guida Alves às 12:20 AM 1 opiniões
COMENTÁRIOS
mfc disse...
Lembro-me bem de ver esta caixinha na colecção de fósforos de um tio meu.
Sáb Mai 21, 06:37:00 PM

Sem comentários:

Enviar um comentário