Há quase sete anos atrás, mais precisamente em agosto de 2010, publicámos neste blogue um post intitulado "Viva o pastel de bacalhau", que vos convidamos a relembrar:
http://aldrabaassociacao.blogspot.pt/2010/08/viva-o-pastel-de-bacalhau.html
Vimos hoje assinalar a patanisca de bacalhau, outro pitéu português que também utiliza o "fiel amigo" (o bacalhau), mas mais antigo que o pastel, ou bolo, de bacalhau, o qual requer a utilização da batata. Acontece que a batata é um produto vegetal relativamente recente em Portugal, que só se popularizou na segunda metade do séc. XIX... Antes disso, há notícia da primeira receita de como confecionar a patanisca.
Aqui fica uma dessas receitas:
Depois de demolhado, coza o bacalhau. De seguida escorra-o e lasque-o retirando também todas as peles e espinhas. Faça o polme juntando ovos com a farinha até obter um creme. Se achar necessário pode acrescentar um pouco da água onde cozeu o bacalhau. Pique cebola finamente, bem como salsa, e junte no polme acrescentando também o bacalhau. Por fim tempere a seu gosto e frite colheradas do preparado em óleo bem quente. Não se esqueça de deixar escorrer em papel absorvente para evitar o óleo em demasia. Bom apetite! JAF |
Sem comentários:
Enviar um comentário