sexta-feira, 22 de julho de 2011

Villa Isaura - Troviscais Cimeiros (Pedrógão Grande)



Em Maio do ano passado, a Aldraba realizou o seu XVI Encontro – “O povo ratinho e os saberes ancestrais” em terras de Pedrógão Grande, de que demos conta em:
http://aldrabaassociacao.blogspot.com/2010/05/aldraba-por-terras-de-pedrogao-grande.html.

Pedrógão Grande, situada nas imediações do Zêzere e cujos limites se estendem até aos frondosos montes e vales que circundam a Serra da Lousã, é uma vila antiquíssima onde História e Lenda, por vezes, se confundem.

Ao longo dos tempos, soube manter as suas principais características medievais, o seu traçado urbano, a harmonia arquitectónica e o aspecto genuíno que exibe, sendo ainda hoje considerada como «uma das mais curiosas do distrito de Leiria, com as suas ruas estreitas e as suas casas com o tipo arquitectónico do Séc. XV(...)».

Pela mão do nosso associado Aires Henriques, conhecemos então a Villa Isaura/Solar do Povo Ratinho (Troviscais Cimeiros) e os interessantíssimos materiais museológicos que nela foram sendo arrecadados. Colecções sobre temas diversos, de que se destacam os que se ligam à saga dos antigos migrantes ratinhos, designadamente instrumentos pastoris e têxteis, aos primeiros tempos da República, à Maçonaria, etc..

A Villa Isaura abriu as suas portas em 1993, como um projecto de alojamento turístico e cultural, dando forma a uma ideia que, não só iria contribuir para o desenvolvimento turístico do Vale do Zêzere, mas sobretudo poderia proporcionar aos muitos emigrados da região condições de acolhimento adequadas, propícias à recordação dos bons momentos, que antecederam a partida das suas aldeias e meio familiar.

Casa de lavoura, característica da arquitectura beirã e com mais de cem anos de existência, assume-se como verdadeiro eco-museu e alberga, neste momento, o recém-criado Museu da República e da Maçonaria.


MEG, com fotografia de Aires Henriques

Sem comentários:

Enviar um comentário