quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Apocalipse












Aqui se reproduz o belíssimo texto do último capítulo do Apocalipse, livro com que fecha o Novo Testamento da Bíblia.

As tradições ortodoxa, católica e protestante atribuem a autoria do Apocalipse ao apóstolo João.

Recorremos à tradução laica de Frederico Lourenço, que tem vindo a ser publicada pela editora Quetzal, feita a partir da versão grega dos "Septuaginta":

APOCALIPSE (capítulo 22, versículos 1-21)

E mostrou-me um rio de água viva, brilhante como cristal, fluindo do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua rua e do rio, de um lado e de outro, estava uma árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto consoante cada mês; e as folhas da árvore servem para cura das nações.
E toda a coisa maldita já não existirá. E o reino de Deus e do Cordeiro estará nela; e os escravos dele servi-lo-ão e verão o seu rosto; e o nome dele estará nas suas testas. E já não haverá noite e não precisarão de luz da candeia e de luz solar, porque o Senhor Deus iluminá-los-á; e reinarão pelos séculos dos séculos.
E disse-me: “Estas palavras são confiáveis e verdadeiras e o Senhor Deus dos espíritos dos profetas enviou o seu anjo para mostrar aos seus escravos o que deve acontecer depressa. E eis que chego depressa. Bem-aventurado o que observa as palavras da profecia deste livro”.
E eu, João, sou quem ouve e vê estas coisas. E quando ouvi e vi, caí ao chão para me prostrar diante dos pés do anjo que me mostrava estas coisas. E diz-me: “Olha – não! Sou escravo como tu assim como os teus irmãos, os profetas, e os que observam as palavras deste livro. Prostra-te diante de Deus”.
E diz-me: “Não seles as palavras da profecia deste livro, pois o tempo está próximo. Que o injusto pratique ainda injustiça; que o imundo seja ainda imundo; e que o justo pratique ainda a justiça; e que o santo seja ainda santo”.
“Eis o que chega depressa. E a minha recompensa chega comigo, para dar a cada segundo a sua obra. Eu sou o alfa e ómega, o primeiro e o último, o princípio e o fim”.
Bem-aventurados os que lavam as suas vestes, para que obtenham direito à árvore da vida e pelos portões entrem na cidade. De fora ficam os cães e os feiticeiros e os fornicadores e os assassinos e os idólatras e todo aquele que ama e pratica a mentira.
“Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testemunhar estas coisas nas assembleias. Eu sou a raiz e a descendência de David, a estrela brilhante da manhã”.
E o espírito e a noiva dizem: “Vem!” E que ouve que diga: “Vem!” E quem tenha sede, que venha, e quem queira, que tome gratuitamente água da vida.
Testemunho perante todo o ouvinte as palavras do profeta deste livro. Se alguém acrescentar a estas coisas, Deus acrescentar-lhe-á as pragas escritas neste livro. E se alguém retirar algo às palavras do livro desta profecia, Deus retirar-lhe-á a sua parte da árvore da vida e da cidade santa, escrita neste livro.
Diz quem testemunha estas coisas: “Sim, chego depressa”.
Amém. Vem, Senhor Jesus!
A graça do Senhor Jesus esteja com todos.

1 comentário: