sábado, 21 de maio de 2016

Como foi o lançamento da revista nº 19 em Telheiras













Sérgio Pratas, jurista, quadro superior da Administração pública e dirigente da Confederação Portuguesa das Coletividades, presenteou-nos com uma brilhante intervenção na apresentação do novo número da revista "ALDRABA".

Antes da apreciação do conteúdo propriamente dito da revista, o nosso convidado pronunciou-se sobre a importância de que se reveste, em seu entender, a atitude de associações como a Aldraba de não se limitarem à fruição dos conhecimentos, e que apostam claramente em atividades de produção do conhecimento sobre o património.

Segundo Sérgio Pratas, a Constituição da República comete ao Estado o dever de assegurar o direito social à cultura, mas o Estado não o conseguirá senão em parceria com as associações populares, única forma de garantir a efetiva democratização da cultura.

E, sublinhou, a melhor abordagem é aquela que a nossa revista tem concretizado ao longo dos anos, convidando as pessoas em geral, e não apenas os académicos, a testemunharem sobre as suas próprias vidas e experiências, e a mostrarem aos outros os aspetos e facetas da realidade que todos veem mas que, de facto, ninguém vê...

Trata-se de uma tarefa de grande mérito, que o nosso orador qualificou mesmo de fascinante!

Após esta parte da apresentação, foi descrito o conteúdo específico do nº 19 da revista, e os dirigentes presentes da Aldraba e da Associação de Residentes de Telheiras deram uma nota breve sobre os respetivos percursos associativos.

Cerca de 30 participantes na sessão, associados e amigos da Aldraba e diversos moradores do bairro de Telheiras, acompanharam com muito interesse este evento.

JAF (foto LFM)

Sem comentários:

Enviar um comentário