quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

"Chove a cântaros"


Neste dias de invernia, em que a chuva e os temporais fustigam o país e trazem a tragédia e a devastação, vem a propósito assinalar alguma coisa da sabedoria e dos ditos populares acerca da chuva.
Expressões como "chove a cântaros", "chove a potes", "chovem picaretas", "chovem calhaus", ou "chove que Deus a dá", dão conta do sentimento de pequenez das pessoas do nosso povo perante um fenómeno que as ultrapassa e as atemoriza...
Os brasileiros falam em "chover canivetes", os ingleses em "raining cats and dogs"...
É sempre um estado de impotência, por vezes de horror, perante manifestações da Natureza que os conhecimentos científicos de certa época não conseguem prever, ou, quando conseguem prever, quando não se dispõe de meios técnicos para os contrariar. E, quase sempre, é sobre os mais pobres que recaiem as consequências destrutivas da meteorologia. Daí, a perplexidade e a revolta, mas quase nunca a resignação. Quem prega a resignação e o "castigo", geralmente, são os que estão comprometidos com as causas sociais da pobreza.
Mais frases sábias do nosso povo que falam em chuva, mas relativas já a outras situações: "tirar o cavalinho da chuva", "chuva de molha-tolos", "isto anda a pedir chuva", "está aqui está a chover". E muitas mais, que seria interessante que os leitores do blogue também partilhassem aqui.
JAF (foto reproduzida de "Amorizade")

3 comentários:

  1. "querem sol na eira e chuva no nabal"

    Um abraço-

    ResponderEliminar
  2. Uma vez escutei numa aldeia da freguesia de Santana de Cambas, salvo erro nos Sapos o seguinte: "Esta chuva molha tolos e enxuga velhacos"
    Abraço
    LFM

    ResponderEliminar
  3. Na região saloia é frequente ouvir-se "está a borriçar" quando cai a tal "chuva de molha tolos" e chamar "salseirão" a um aguaceiro forte. Regionalismos, tal como a expressão referida pelo LFM.
    MPA

    ResponderEliminar