domingo, 19 de agosto de 2012

"Fazendo" a tradição


A festa anual da Senhora da Boa Viagem, na vila da Ericeira, é um evento popular mais que centenário, realizado todos os meses de agosto, que inclui habitualmente cerimónias religiosas (procissão até à praia dos pescadores, com deslocação da imagem em embarcação até ao largo e volta, procissão pela vila com bênção do mar, etc.) e festejos vários (espetáculos, fogo de artifício, comes e bebes…).

Desde 2011, foi introduzida uma inovação de cariz artístico, que este ano teve pois a sua segunda edição, e que consiste na confeção de um tapete em areia e sal colorido, com motivos ligados à pesca e à devoção dos pescadores pela imagem considerada sua padroeira.

O autor dos desenhos e dos moldes – preparados laboriosamente ao longo de muitas semanas – é um jovem de pouco mais de 20 anos, António Brites, nado e criado na Ericeira, a quem aqui saudamos pela sua criatividade.

A colocação e enchimento dos moldes, na rua fronteira à capela da Srª da Boa Viagem, é feita com muito carinho por um numeroso grupo de mulheres e homens da vila, durante toda a noite que antecede a procissão principal.

Um expressivo exemplo de como a “tradição” não é um conjunto estático de práticas e de objetos repetidos mecanicamente, mas sim um campo aberto em que as populações se dispõem a exprimir de forma sempre rica os seus sentimentos, aspirações e experiências.

JAF (texto e fotos)

2 comentários:

  1. Parabéns, José Alberto, por este oportuno artigo! Subscrevo o teu parágrafo final, acrescentando "Como dizia Alves Redol", pois ele foi visionário, relativamente à Globalização, e o seu olhar, sobre as tradições, era exactamente este,o de estar atento às transformações, às inovações, que reforçam a eficácia - e situam na actualidade o património dos costumes ancestrais, reconfigurando os rituais, através de novas formas de celebrar.

    ResponderEliminar
  2. Penso que seria muito interessante entrevistar o jovem, trazendo-o aqui, enquanto participante numa iniciativa inovadora, aceite pela comunidade (não percebi bem se foi ele que re-inventou a tradição com esse novo ritual?)

    ResponderEliminar