quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os nomes das localidades em azulejos (cont.1)








O azulejo é elemento decorativo e veículo do imaginário. As placas toponímicas indicando os nomes das localidades, que muitos de nós recordam com carinho, foram colocadas – pelo menos a maior parte delas – pelo Automóvel Clube de Portugal nos inícios do século XX. Visava-se orientar os viajantes do turismo que se começava a desenvolver, mas também assinalar uma marca de distinção e referência das localidades, contribuindo para o amor-próprio das suas populações.

Após a primeira abordagem do tema que em Abril último fizémos aqui em "A ALDRABA" (Os nomes das localidades em azulejos), vimos hoje publicitar mais seis belas placas de azulejos, correspondentes a outras tantas localidades ao longo do nosso país: Alfeizerão (distrito de Leiria), Malveira (distrito de Lisboa), Montalvão (distrito de Portalegre), Picanceira (distrito de Lisboa), Porto Brandão (distrito de Setúbal), e Póvoa e Meadas (distrito de Portalegre).

Juntamos assim estes seis exemplares aos catorze publicados em Abril: Alandroal, Arraiolos, Ciborro, Estremoz e Évora (distrito de Évora), Alvaiázere (distrito de Leiria), Cabeço de Vide e Fronteira (distrito de Portalegre), Caparide, Queluz e Seramena (distrito de Lisboa), Castro Verde (distrito de Beja), e Loulé e Quarteira (distrito de Faro).

JAF

2 comentários:

  1. Gostei muito do texto, bem claro e objetivo e, juntamente com as fotos, tornam o post espetacular.
    Parabéns.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Obrigado, Roberto, pela sua reação.
    Se aí no Brasil tiver notícia de algo que se relacione com este tema das placas toponímicas em azulejos, não hesite em nos transmitir.
    Bem como, aliás, em qualquer outro tema ligado ao património popular no espaço da lusofonia...
    Um grande abraço
    José Alberto Franco

    ResponderEliminar