segunda-feira, 2 de novembro de 2015

XXX Encontro da ALDRABA: “O cante e a memória rural, vozes e olhares cruzados” - Serpa e Pias, 14 de Novembro de 2015













No sábado, 14 de novembro próximo, vamos levar a efeito mais um encontro temático, agora no distrito de Beja, assinalando simultaneamente o termo do 10º aniversário da nossa Associação e o 1º aniversário da elevação do cante alentejano a património imaterial da humanidade, pela UNESCO.

Programa:

10:00 h- Concentração na Casa do Cante, sita na Rua dos Cavalos, em Serpa.

10:30 h- Intervenções de abertura, por parte das direcções da Aldraba e da Casa do Cante.

10:45 h - Intervenção de Paulo Lima, acerca dos bastidores das candidaturas para a obtenção do galardão do Património Imaterial da Humanidade da UNESCO. Um Ano Depois do Cante a Património Mundial.

11:00 às 13:00 h - Conversa/Debate sobre o Cante Património Imaterial da Humanidade, com os convidados António Lebre (Camponeses de Pias ); Filipe Pratas (Ganhões de Castro Verde); Hilário Serra (Mainantes de Pias) e Paulo Nascimento (Vereador da Cultura da C.M.Castro Verde). Moderação de Luís Maçarico e Ana Isabel Carvalho.

13:30 h - Almoço no restaurante Arrozinho de Feijão, em Serpa (ementa global ao preço de 12,50 €, incluindo entradas de pão, queijo, paio e azeitonas, um prato de carne ou peixe, entre ensopado de borrego, bacalhau com natas, bacalhau com espinafres ou sopa de cação, e vinho em jarro, águas, sumos ou sangria em jarro, sobremesa e café. As cervejas, sumos de lata e bebidas brancas são pagas à parte).

15:30 h - Deslocação para Pias.

15:45 h - 2 ª Parte do Encontro. Concentração junto à Junta de Freguesia de Pias, na Rua Luís de Camões.

16:00 h - Boas vindas desta autarquia, pelo Presidente José Augusto Moreira.

16:15 h - Intervenções de mestres pienses, cujas profissões são raras ou já desapareceram, com Madalena Borralho, Maria Eugénia Gomes e Marco Valente, que integra a equipa de trabalho que está a produzir um trabalho sobre o Povo de Pias. Participarão os mestres Romão Mariano (ferreiro), e Domingos Borralho (alfaiate), entre outros.

17:15 h - Visita ao espaço museológico rural, guiada por Madalena Borralho.

18:00 h - Pequena visita guiada, por Marco Valente, pelos objectos arqueológicos que se encontram no Hotel Rural Bética, e são pedaços da história de Pias.

18:30 h – Fim do Encontro, com eventual petisco na taberna Silvestre.

As inscrições para participar neste encontro devem ser feitas, telefonicamente ou por mail, até 4ª feira, 11 de Novembro, junto do Luís Maçarico (967187654/lmacarico@gmail.com) ou da Ana Isabel Carvalho (963982201/anaisa1640@gmail.com).

A Direcção.

1 comentário: