quarta-feira, 20 de março de 2013

O acervo documental da Aldraba (2) : Descritores temáticos












Como se anunciou no primeiro post desta série, a Direção da ALDRABA aprovou uma lista de descritores temáticos para referenciar a documentação disponível no nosso acervo de publicações, descritores esses agregados em 7 grupos, cuja sistematização prometemos divulgar de seguida.

Os 150 descritores temáticos considerados agregam-se nos seguintes grupos:

OBJETOS DO PATRIMÓNIO
PRÁTICAS DO PATRIMÓNIO
REFERÊNCIAS CULTURAIS
ATIVIDADES ECONÓMICAS
PROFISSÕES E OFÍCIOS
CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
REGIÕES PORTUGUESAS E LUSÓFONAS

Os dois primeiros grupos - ou seja, os objetos e as práticas do património - cobrem no seu conjunto as realidades que a UNESCO consagrou como integrando o conceito do “património cultural imaterial”.

O terceiro e o quarto grupo de descritores abarcam todas as atividades, ligadas ou não à produção material, desenvolvidas pelos indivíduos e pelas empresas.

Finalmente, os três últimos grupos referem-se aos ofícios, às disciplinas científicas e às áreas geográficas que interessam ao património popular, isto é, a tudo aquilo que as comunidades, os grupos e os indivíduos reconhecem como fazendo parte integrante do seu património cultural.

Em breve, detalharemos cada um dos grupos e os descritores que os integram.

JAF (gravura reproduzida de http://arquiveros.blogspot.pt)

1 comentário:

  1. José Alberto: Talvez seja por esta dedicação (efectiva), às questões do património e da identidade, que a Associação ultrapassou vicissitudes, atravessando uma década, tendo os participantes aprendido imenso. Parabéns pelo teu cuidado organizativo, pelo estimulante percurso, pela revista que juntos forjámos e cultivamos, com a ajuda de diversos amigos.

    ResponderEliminar