quinta-feira, 14 de março de 2013

O acervo documental da Aldraba (1) : Começando...














A associação ALDRABA, ao ter-se constituído formalmente em 25.4.2005, adotou como objetivos “ser um ponto de encontro e de comunicação para a preservação e divulgação do património popular, através da pesquisa, recolha e tratamento das memórias dos sítios, das pessoas, dos grupos e das coletividades”, propondo-se “proceder à abordagem integrada de objetos, práticas, factos e vivências” (artº 2º dos Estatutos).

Na prossecução desses objetivos, a ALDRABA identificou (artº 3º dos Estatutos) onze meios de atuação, dos quais os dois primeiros:

“ a) Recolher, tratar e divulgar a informação com interesse para a actividade que se propõe; b) Constituir um centro documental e informativo, recolhendo espólios e aceitando doações, com vista ao seu tratamento e posterior divulgação; …”.

Até ao presente, o facto de não termos ainda podido dispor de um espaço privativo adequado retardou a concretização destes propósitos, ligados ao tratamento da informação e da documentação que interessam ao património popular.

Entretanto, o já significativo espólio de publicações, que fomos recolhendo ou que foram sendo oferecidas pelas inúmeras associações nossas amigas, começou a ser organizado pelo José Manuel Prista, um dos impulsionadores da ALDRABA, vice-presidente da Direção em 3 mandatos e presidente da Assembleia Geral nos últimos dois anos.

Na recente Assembleia Geral de 16.2.2013, por proposta vinda dos associados, foi consagrado como objetivo para o Plano de Atividades de 2013, o seguinte tópico:

“9. Organizar e publicitar o acervo documental da Aldraba”.

Importa, pois, iniciar de forma decidida esta tarefa.

A Direção aprovou uma lista de descritores temáticos, agregados em 7 grupos, que iremos desde já dar a conhecer neste blogue.

Posteriormente, passaremos a divulgar, de forma sistematizada, a informação (publicações e artigos) de que dispomos, com interesse para a área do património.

JAF
(gravura reproduzida de
 http://www.uc.pt/fcdef/documentosbiblioteca/Bibliot_imagens)

1 comentário: