sábado, 6 de novembro de 2010

XVII Encontro “O imaginário em terras da Al’ruta”



No próximo dia 13 de Novembro de 2010, sábado, a ALDRABA realizará mais um encontro temático, desta vez na Arruda dos Vinhos, vila situada apenas a 30 km de Lisboa, e sede de um concelho com cerca de 11.000 habitantes, composto por quatro freguesias (Arruda dos Vinhos, Arranhó, Cardosas e S. Tiago dos Velhos), e com uma área de 77,7 km2. Confina com os concelhos de Alenquer, a Norte, de Loures e Mafra, a Sul, de Vila Franca de Xira, a Este, e de Sobral de Monte Agraço, a Oeste.
Neste XVII Encontro, falaremos da "bruxa da Arruda", do vinho e de outras temáticas de cariz popular local, contando com o apoio da Câmara Municipal da Arruda dos Vinhos, da Escola Profissional Gustave Eiffel e do Rancho Folclórico Podas e Vindimas.
O programa incluirá os seguintes momentos:
- 10 horas - encontro frente ao chafariz pombalino (centro da vila, junto à Câmara), para visita guiada a Arruda dos Vinhos e ao seu património, orientada pelo técnico da CMAV Dr. Paulo Câmara
- 13 horas - almoço no Restaurante Nazareth
- 15.30 horas - visita à Adega Cooperativa da Arruda, onde estão disponíveis provas de vinhos pagas
- 17 horas - visita à sede do Rancho Folclórico Podas e Vindimas, onde assistiremos a uma exibição informal das danças e cantares locais, e onde se desenrolará uma conversa alargada a arrudenses interessados nos temas do património popular
Durante o percurso pedestre da manhã, está incluída uma paragem na Escola, em que teremos uma breve apresentação preparada pelo professor José Leal e pelos alunos relativa às tradições da bruxa da Arruda.
As inscrições devem ser feitas telefonicamente ou por e-mail, até 5ª feira, dia 11, junto da Margarida Alves (TM 966474189 - margarida.alves@gmail.com) ou da Círia Brito (TM 969067494 - ciriabrito@sapo.pt). O valor da inscrição, incluindo o almoço, será de 16 euros por associado e de 17,5 euros para os não-associados.

1 comentário:

  1. http://aguasdosul.blogspot.com/2010/11/arruda-dos-vinhos-perto-de-lisboa-uma.html

    ResponderEliminar