segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Associação popular da aldeia da Cortelha (Loulé) promove iniciativas de animação e valorização do património local




A Associação dos Amigos da Cortelha, com quem a Associação Aldraba tem vindo a interagir desde Dezembro de 2006 (quando no nosso VII Encontro andámos pelo concelho de Loulé, conhecendo as riquezas culturais, naturais e humanas da zona), faz questão de assinalar o período de Natal com o devido destaque.
Começaram com um passeio pedestre, usufruindo do encanto natural da Serra do Caldeirão, que teve lugar no passado dia 13 de Dezembro.
Durante a tarde do mesmo dia, realizaram no Salão de Festas da aldeia da Cortelha a habitual Festa de Natal, dedicada às crianças e aos idosos, com poemas e canções de Natal, sempre com a preciosa colaboração dos alunos da Escola Primária da Cortelha e do Grupo de Catequese da aldeia.
Também a 13 de Dezembro, foi inaugurado o Presépio da Cortelha, que vai estar patente no centro da aldeia até ao dia 6 de Janeiro de 2010. Como nos anos anteriores, a população uniu-se para preparar um presépio especial, baseado em materiais tradicionais da Serra do Caldeirão, com especial destaque para a cortiça.
O Cantar das Janeiras estará bem presente na aldeia da Cortelha. As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação, à porta das habitações, de cantares ao menino e aos reis por parte de um grupo de pessoas acompanhadas por instrumentos tradicionais. Este tesouro de tradições traz à memória velhos tempos, que esta colectividade pretende manter e preservar. Os cantares começarão no dia 1 de Janeiro de 2010 e terminam no dia 5, percorrendo diversos montes e lugares da Serra do Caldeirão.
A Associação dos Amigos da Cortelha conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.
Voltamos a exprimir aqui as nossa felicitações calorosas ao Márcio, ao Deodato, ao Adérito e aos demais activistas da Cortelha, pelo trabalho desenvolvido e pelos resultados alcançados.

JAF (informações e fotos da AAC)

1 comentário:

  1. Saudades da Cortelha, por causa desses Amigos e do trabalho maravilhoso que desempenham em prol da sua aldeia, do seu povo, da sua história.
    Abraço
    LFM

    ResponderEliminar