domingo, 27 de setembro de 2009

Alpedrinha 2009







Tal como anunciado, decorreram nos passados dias 18, 19 e 20 as festas que em Alpedrinha celebram os caminhos e as tradições da Transumância.
Foi um tempo de rever pessoas e sítios, gozar da hospitalidade daquelas gentes e relembrar a beleza dos lugares revisitados.

De mistura com os cheiros, os paladares e os abraços de conhecidos e amigos, sobressaem os sons dos grupos que percorrem as ruas do princípio ao fim da Festa. São os chocalhos que, à roda do petisco e por brincadeira, meia dúzia de confrades lá para as bandas de Vila Verde de Ficalho começaram a tocar e que todos os anos demandam as terras altas da Gardunha, os bombos e os tambores, as gaitas de foles e as flautas, numa mistura prenhe de alegria e animação que a todos invade.
Salientamos, pela beleza e grande qualidade, o concerto da Teresa Salgueiro e do Lusitânia Ensemble. Num ambiente quase irreal criado pelos jogos de luz sobre o largo do Chafariz, as empenas do Palácio do Picadeiro e as arvores circundantes, pela voz única da artista e pela música com que se fez acompanhar nesta versão da Matriz – a nossa matriz musical, ouvimos desde D. Dinis a Lopes Graça, do fado ao folclore, de Carlos Paredes até Fausto, num percurso rico e variado de sons e emoções.

A Aldraba, presente mais uma vez na Festa, contribuiu este ano com a apresentação dos Cadernos Temáticos e, indirectamente, com o lançamento dos Cadernos de Areia – livro de poemas da autoria do Luís Filipe Maçarico.


Desejamos longa vida ao Festival dos Chocalhos e da Transumância, sempre com a mesma qualidade e a mesma hospitalidade a que já nos habituou.

MEG
Fotos de Luís Filipe Maçarico, Luís Franco e MEG

3 comentários:

  1. Amigo parabens mais uma vez, por este lançamento aí na nossa querida Alpedrinha, espero que quem foi presente ao acto, tenha levado consigo este simpático livro de bolso, recheado de palavras sábias, e perfumado de sentimentos.
    Tive pena não estar aí convosco, mas nem sempre dá, ficará para a próxima, se Deus quiser.
    Aquele abraço da amiga certa
    Rosa Dias

    ResponderEliminar
  2. A "rapaziada" da Oficina das Ideias noutras andanças nesse fim de semana na cidade de Castelo Branco, teve oportunidade de estar em ALpedrinha na abertura da Festa dos Chocalhos 2009. Simplesmente admirável...

    "Chocalhamos" pelas ruelas e tasquinhas, bebemos vinho tinto de excepção e comemos enchidos e pão como outros não existem...

    Pena foi não termos podido ficar para sábado, ao encontro da "Aldraba", mas os albicastrenses por nós chamavam...

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Ola amigos da Aldraba, tive pena de não poder estar convosco em Alpedrinha, nem sequer ter ligado para saber da vossa presença ou não na nossa região, no entanto por motivos profissionais não pude ir ao Festival, espero que uma vez mais tenham gostado de estar entre o povo da beira baixa. Aguardamos oportunidade para irmos ate ai a Lisboa fazer uma arruada com os nossos Bombos.
    Abraço
    Sergio Salvado
    GCA Donas

    ResponderEliminar