terça-feira, 7 de julho de 2009

E Carnaxide aqui tão perto ...






Mais de três dezenas de associados e amigos, um terço dos quais com idades entre os vinte e os trinta anos, deram forma ao que foi o XIV Encontro da Aldraba, por terras do Concelho de Oeiras – Carnaxide e Linda-a-Pastora, no passado domingo, dia 5 de Julho.

Estas localidades foram, em tempos e por motivos diversos, terras de acolhimento de poetas e escritores. Cesário Verde aí se acolheu por duas vezes, em 1857 com a família, no intuito de fugirem da peste que grassava em Lisboa e, em 1885, na esperança de que os bons ares da serra o ajudassem a vencer a tuberculose a que acabaria, mais tarde, por sucumbir.

Tomás Ribeiro escolheu Carnaxide para veraneio, tendo em 1882 adquirido a «Casa Branca» de que muito gostava. Na «Casa Branca» recebeu El-Rei D. Luís e importantes figuras do mundo intelectual e político daquela época. Relacionada com a Senhora da Rocha, Linda-a-Pastora e Linda-a-Velha, deixou-nos o poeta, no campo literário o «Mensageiro de Fez», poema cuja complicada acção se inspira na nossa História e se desenvolve em torno da «Senhora Aparecida» numa gruta do Jamor.

À imagem de outros arrabaldes da cidade de Lisboa, Carnaxide foi zona de bonitas quintas. A Casa de Saúde de Carnaxide é uma clínica especializada em doenças psiquiátricas que tem as suas instalações, desde 1945, na antiga Quinta da Igreja, nome talvez explicado pela proximidade à Igreja de S. Romão. É nesta quinta que em 1887 pouco anos antes do suicídio e já com graves problemas de saúde que Camilo Castelo Branco fixa residência por alguns meses. Sofreu várias obras e remodelações ao longo do tempo sendo de destacar as efectuadas sob a orientação de Luigi Manini e mais tarde do arquitecto Jorge Segurado que faz as adaptações da quinta rústica a clínica, sendo construída na altura a capela e jardins. No átrio de entrada destacam-se belos painéis de azulejo de Bordalo Pinheiro.

Em Carnaxide, sempre conduzidos pelo nosso amigo João Figueiredo (funcionário da C.M.Oeiras), visitámos a Igreja de S. Romão, a Mãe-de-Água e parte do labirinto engenhoso, mandado construir no Sec. XVIII, por D. José I, que permitia a captação da água na Nascente das Francesas e a sua condução até ao chafariz público situado em frente daquela igreja.

Fomos a pé até ao Santuário da Senhora da Rocha, passando pela cerca da casa que foi de Tomás Ribeiro, hoje a ameaçar ruína. Ao contrário, como pudemos constatar na parte da tarde, a que em tempos foi pertença da família de Cesário Verde, está recuperada e acolhe um jardim-de-infância, cercada de um belíssimo jardim, ao cuidado das freiras Franciscanas Hospitaleiras.

Almoçámos no Mirante da Rocha, em alegre convívio de amigos, visitámos a Casa de Saúde de Carnaxide e acabámos a tarde na Sociedade Filarmónica Fraternidade de Carnaxide (SFFC), com uma muito sentida e participada conversa com o seu vice-presidente, sobre o movimento associativo e as suas grandes dificuldades actuais. Do seu testemunho, ressaltam as palavras singelas com que descreveu o carinho de um carnaxidense a quem a SFFC encomendou um trabalho de reparação e que, no final, nada quis cobrar porque "devo tudo o que sou à Sociedade, nela brinquei, ali conheci a minha mulher e lá me casei...".

Por fim houve poesia, não fosse a Aldraba uma associação (também) de poetas, em terra que poetas demandaram noutros tempos!

MEG, com informação da JFCarnaxide
Fotos - MEG e LFM

2 comentários:

  1. Maria Eugénia:
    Parabéns pelo riquíssimo resumo deste passeio.
    Os dados históricos com que recheias a descrição do que saboreámos são óptimos.
    Foi de facto um grande momento da Aldraba. Deixo aqui o meu desencanto com a perda do bucolismo daquele lugar e a tristeza por a Casa de Cesário não ter uma sala-memorial que nos contasse aquela história de vida...
    Luís

    ResponderEliminar
  2. São terras santas que aguardam a sua complementaridade, sendo que à sua natureza se encontra - um local que sobrevive no agora - que é a fonte do exemplo de toda a arte envolvente sagrada da ligação.

    ResponderEliminar