terça-feira, 21 de julho de 2009

Cortelha respira tradição e cultura





Em Dezembro de 2006, a ALDRABA andou pelo concelho de Loulé, conheceu muitas riquezas culturais e naturais da zona, e conheceu também algumas riquezas da sua realidade humana. Entre essas riquezas humanas, conta-se a Associação dos Amigos da Cortelha, cujo vice-presidente, o jovem Márcio Rodrigues, nos manda regularmente notícias de tudo o que, naquelas paragens, se vai passando com interesse para os amantes da cultura e do património popular.

Aqui nos fazemos eco das notícias mais recentes da Cortelha, reproduzindo e adaptando partes dos textos que o Márcio nos transmite, e desafiando todos os amigos da Aldraba a viajarem até à Serra do Caldeirão nas semanas mais próximas.

Nos próximos dias 1 e 2 de Agosto, realiza-se na Aldeia da Cortelha mais uma edição dos Manjares Serranos. Do programa de animação, destaca-se o Festival de Folclore, no dia 1 de Agosto. Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que reunirá em palco grupos folclóricos representantes de várias regiões do país.

Os Manjares Serranos dão a provar aos forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali, e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho. Toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora Cortelha.

Em palco estarão, para além do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, os Ranchos Folclóricos “Os Camponeses” da Peralva – Tomar (Ribatejo), de Vinho – Gouveia (Beira Alta), dos Pioneiros de Vendas Novas (Alto Alentejo), e ainda da Casa do Povo de S. Martinho do Bispo – Coimbra (Beira Litoral), que demonstrarão em palco as particularidades das suas regiões. Domingo será dia de música tradicional, com o Grupo de Cantares de Cachopo “Seara de Outono”, e, para terminar, os “VáDeModas” de Moura.

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola Integrada de Salir.

JAF, com inf. e fotos AAC

Sem comentários:

Enviar um comentário