terça-feira, 14 de julho de 2009

Museu do Contrabando - Santana de Cambas


Na sequência de várias iniciativas neste domínio, que tanto marcou as regiões fronteiriças ao longo de muitas décadas do século passado, a Junta de Freguesia de Santana de Cambas (Mértola) inaugurou recentemente o Museu do Contrabando em Santana de Cambas.

Instalado no antigo edifício da Autarquia, o projecto pretende ser o repositório de um manancial de informação, sobretudo oral, que importa salvaguardar e dar a conhecer, não só aos mais novos, mas também áqueles que não tiveram contacto directo com esta realidade.

Este espaço foi criado numa perspectiva de mostrar uma parte da história da Freguesia, mas também para aproveitar o seu património histórico e cultural como um recurso que poderá trazer riqueza e desenvolvimento.

A Freguesia de Santana de Cambas reúne, no seu território, um grande conjunto de potencialidades que pela sua natureza e concentração, tornam sem dúvida esta área num ponto estratégico do Concelho de Mértola. Para esta realidade contribuem os factores naturais que derivam da própria localização da Freguesia, tais como o Guadiana, a fronteira com Espanha ou a relativa proximidade à sede de Concelho e à Mina de S. Domingos.

O Museu do Contrabando fica junto ao Centro Cultural de Santana de Cambas e encerra à 2ª feira.

Tel 286 655 135 (Junta de Freguesia)

MEG, com informação do Turismo do Alentejo, ERT

1 comentário:

  1. Honra seja feita a um trabalho de grande criatividade e qualidade, idealizado pela dupla brilhante dos sonhadores e realizadores de sonhos que se chamam Miguel Rego e Manuel Passinhas.
    Tiveram como suporte deste projecto o visionário José Rodrigues. Parabéns a todos.
    A obra está lá.

    ResponderEliminar