quinta-feira, 28 de maio de 2009

Cadernos Temáticos: o grande desafio



Os Cadernos Temáticos foram o grande desafio que a direcção cessante e a nova direcção da Aldraba, de uma forma muito empenhada, levaram a cabo.

E, num salto de gigante, a Associação do Espaço e Património Popular passou da honrosa mostra da sua exposição sobre Aldrabas e Batentes numa garagem de Mértola, durante o IV Festival Islâmico em Maio de 2007, para o Salão Nobre da Câmara Municipal neste novo Maio de 2009, em que se desenrolou o V Festival.

Cláudio Torres apresentou esta obra, proporcionando a todos os presentes uma verdadeira aula acerca dos objectos relacionados com o poder simbólico da mão, José Prista referiu-se a pormenores interessantes decorrentes dos três anos de elaboração e melhoramento do trabalho e José Alberto Franco sintetizou os objectivos da associação, criada em 25 de Abril de 2005.

O público que acorreu ao espaço, enchendo-o, correspondeu à expectativa criada em torno do estudo, que constituiu um dos momentos altos da animação cultural do evento.

Este primeiro caderno, sobre "Aldrabas e Batentes de Porta. Uma Reflexão sobre o Património Imperceptível" foi muito procurado, pela abordagem invulgar - embora não inédita pois o autor já escreveu sobre o tema em revistas como "Almansor", "Callípole" e "Arqueologia Medieval".

Todavia, muita gente (onde se incluem responsáveis autárquicos, construtores, arquitectos) desconhece a história e simbólica destes objectos ancestrais, que durante séculos serviram para chamar os habitantes de palácios, residências senhoriais, templos e habitações do povo.

LFM

Sem comentários:

Enviar um comentário