segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

Ecos do XLV Encontro temático no Sobral de Monte Agraço























Um agradável sábado e um sol radioso receberam, na manhã e na tarde de 13 de dezembro de 2025, um grupo de 26 participantes que aceitaram o apelo da associação Aldraba para este 45.º Encontro temático, em busca das riquezas do nosso património local e regional.

Grupo muito animado de associados e amigos (que incluiu até 3 pessoas desta zona Oeste, 2 das quais preencheram a ficha de adesão à Aldraba!), que usufruíram de um programa diversificado, compreendendo as visitas ao magnífico Centro de Interpretação das Linhas de Torres, ao Forte do Alqueidão e à Igreja monumental de Santo Quintino, sempre acompanhados pela simpática e eficiente guia da C.M. do Sobral Monte Agraço, Mariana Soares, que nos orientou de forma competente e cativante.

Depois de um bom almoço no Restaurante Avenida (que se recomenda...), tivemos um momento de convívio associativo na sede da Associação Cultural e Recreativa 13 de Setembro de 1913, cuja direção nos recebeu de modo muito cordial.

No final da tarde, no auditório da Câmara Municipal, onde fomos recebidos pelo vereador do associativismo Diogo Gregório (em representação explícita da Presidente de Câmara), teve lugar uma sessão cultural evocando a grande escritora do séc. XX Irene Lisboa, figura de relevo dos concelhos de Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço, cuja obra está finalmente a ser agora reconhecida na região e no país.

A Aldraba, que trouxe a esta sessão os brilhantes contributos de Jorge da Cunha e Catarina Gaspar, orgulha-se de ter contribuído modestamente para esta aproximação dos dois municípios, e quer continuar presente na formação da Alma Nova - Associação Irene Lisboa, em processo de institucionalização.

Mais um dia memorável na história da associação Aldraba!

JAF (fotos MB)

Sem comentários:

Enviar um comentário