quinta-feira, 8 de maio de 2014

A herança cultural segundo Vasco Graça Moura






  











Vasco Graça Moura faleceu no final do mês de abril de 2014. Apenas 6 meses antes, em novembro de 2013, publicou o interessante ensaio "A identidade cultural europeia", de que vamos respigar alguns extratos que dizem respeito às preocupações da ALDRABA:

A herança cultural é o conjunto de elementos que permitem a um determinado grupo reconhecer-se como portador de uma identidade própria e comunicar ao longo do tempo, quer no interior desse grupo quer, pela marcação de uma diferença, para fora dele.

Essa herança cultural passa por muitos e variados elementos, desde logo pela língua materna e pela família a que esta pertença, e depois pelo património material e imaterial, pelos costumes e tradições, pelos condicionamentos, adaptações e morfologias impostos pela História, pela geografia, pelo clima...

A herança cultural resulta de um longo processo de existência das sociedades implantadas no espaço e no tempo, em interacção com factores da mais variada ordem. Tem uma dimensão espiritual e antropológica, ligada a escalas de valores humanos identitários, éticos, estéticos, afectivos e outros.

Por isso mesmo, da herança cultural decorrem consequências importantes para todos os aspectos da vida política, social e económica.

Uma das obrigações mais prementes da cidadania, tal como entendemos que hoje deveria ser praticada, consiste em procurar colmatar o fosso muito acentuado que existe entre as gerações mais jovens e as componentes principais integradoras dessa herança.

Parece pois evidente que, além dos riscos que mencionarei de seguida, existe um outro, cada vez mais próximo: o da indiferença dos mais novos em relação a ela.

Com efeito, a herança cultural está constantemente em perigo, quer pela passagem do tempo, mesmo quando o seu efeito é mitigado, quer pelo efeito devastador das catástrofes, humanas ou naturais, sobre a realidade material e as instituições, quer pelas consequências mais dificilmente controláveis de fenómenos como a globalização e a generalização de certas tecnologias.

Umas e outras, podendo e devendo embora proporcionar uma dinâmica interactiva e um contacto de que as culturas normalmente beneficiam, tendem a instalar progressivamente uma dimensão redutora, banalizadora e empobrecedora das características e modalidades da vivência do património.

E, todavia, a herança cultural encontra-se sedimentada na memória colectiva e nas valências simbólicas que apresenta, testemunhando permanentemente a criatividade do espírito e a luta e afirmação do homem contra o meio adverso.

É portadora de um sentido enriquecedor da condição humana, devendo ser vista como parte de um sistema complexo e muito variado.

Esse sistema engloba, entre muitas outras realidades em permanente interacção, obras de arte, monumentos, dimensões religiosas e profanas, testemunhos literários, cénicos e musicais, valores arquitectónicos e artísticos, padrões estéticos, matrizes eruditas e populares, ideias, valores sociais, marcas e vestígios das gerações passadas e da sua luta pela emancipação e por uma vida melhor...

Vasco Graça Moura



1 comentário:

  1. Obrigada Zé ( José Alberto Franco) pelo texto que partilhas.O que poderá ser a identidade cultural europeia? A UE terá capacidade de gerar uma cultura própria para além da burocracia de Bruxelas ou das políticas aprovadas no PE? Apenas o somatório dos traços (mais) distintivos de todos os países ou dos países com maior poderio dentro da UE? Enunciados tão vagos em que nenhuma das comunidades se conseguirá rever?
    MEG

    ResponderEliminar