quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Vamos cantar as janeiras


Cantar as janeiras ou "cantar os Reis" é uma tradição em Portugal que consiste no cantar de peças musicais pelas ruas, por grupos de pessoas anunciando o nascimento de Jesus e desejando um feliz ano novo. Esses grupos vão de porta em porta, pedindo aos residentes as sobras das festas natalícias. Hoje em dia, essas 'sobras' traduzem-se muitas vezes em dinheiro.

Ocorrem em Janeiro, começando no dia 1 e estendendo-se até dia 6, Dia de Reis ou Epifania. Muitos grupos (especialmente citadinos) prolongam o Cantar de Janeiras durante todo o mês.

Terminada a canção numa casa, espera-se que os donos tragam as janeiras (castanhas, nozes, maçãs, chouriço, morcela, etc.). Por comodidade, é hoje costume dar-se chocolates e dinheiro, embora não seja essa a tradição.

No fim da caminhada, o grupo reúne-se e divide o resultado, ou então, comem todos juntos aquilo que receberam.

As músicas utilizadas são por norma já conhecidas, embora a letra seja diferente em cada terra. São músicas simples, habitualmente à volta de quadras que louvam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José e os moradores que contribuíram. Tipicamente, havia também algumas quadras insultuosas, reservadas para os moradores que não davam as janeiras.
MEG (Gravura retirada de um blogue da Escola EB1 de Alcains)

Sem comentários:

Enviar um comentário