sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Congresso "Associativismo e Democracia Participativa"


A pedido do nosso associado Francisco Palma Colaço, damos conta da próxima realização, em Lisboa, de mais uma iniciativa em prol do papel do associativismo popular na busca de saídas para a encruzilhada com que a sociedade portuguesa se defronta actualmente.

Reproduzem-se os aspectos principais da mensagem que a Aldraba recebeu:

“O Grupo Aprender em Festa, de Gouveia, na qualidade de membro da Comissão Promotora do Congresso do Associativismo e da Democracia Participativa, anuncia que este Congresso vai realizar-se nos próximos dias 13 e 14 de Novembro de 2010, nas instalações do ISCTE, Av. das Forças Armadas, em Lisboa.
O Congresso insere-se num movimento iniciado com a VII Manifesta, realizada pela ANIMAR (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local), em Peniche, no mês de Junho de 2009, após o que o Instituto das Comunidades Educativas (ICE), uma das associações que integram a ANIMAR, desafiou um grupo de associações a pensarem em conjunto como dar corpo a um movimento social em torno do associativismo e da democracia participativa. (…)
Presentemente, não só se tem vindo a verificar o alargamento progressivo de associações aderentes a este movimento, mas também tem sido possível aprofundar os conteúdos equacionados inicialmente, ao longo das reuniões já decorridas neste período de um ano.
Estabeleceram-se assim seis eixos temáticos que virão a ser debatidos no Congresso, primeiro em tertúlias com número não superior a 30 pessoas, depois em plenários intercalares abrangendo três destes temas, e, por último no plenário final. (…)
O Congresso terá a sua abertura pelas 11 horas do dia 13 (intervenções de Carmo Bica e de Jean Louis Laville) e durante a tarde desse dia haverá tertúlias simultâneas sobre os seguintes temas:
“Espaços de Democracia Participativa e sujeitos de Cidadania”;
“Associativismo cidadão – para onde caminha o associativismo?”
“Democracia Participativa e Democracia Representativa – tensões e interacções”.
No fim da tarde, realizar-se-á um plenário intercalar, com debate a partir dos relatos de todas as tertúlias efectuadas nessa tarde.
Na manhã de dia 14, haverá tertúlias simultâneas sobre os seguintes temas:
“Contributos do associativismo para o desenvolvimento local “;
“Democracia Participativa e combate à exclusão social (contributos do associativismo) ”;
“Tensões e interacções entre as Associações e o Estado (local e nacional) “.
No fim da manhã, realizar-se-á outro plenário intercalar, com debate a partir dos relatos de todas as tertúlias efectuadas nessa manhã.
Na tarde de dia 14, decorrerá o plenário final que se ocupará das conclusões a aprovar pelo Congresso e do itinerário a desenvolver futuramente pelo movimento. (…)
Para quaisquer esclarecimentos de forma mais personalizada, pode ser contactado o representante do Grupo Aprender em Festa na comissão promotora do Congresso:
António Ferreira - Tm 963084999
e-mail – mjose7777@sapo.pt
http://movimentodoassociativismo.blogspot.com/”.

Sem comentários:

Enviar um comentário