terça-feira, 1 de setembro de 2009

Faz 70 anos que começou a 2ª Guerra Mundial


A direcção da Aldraba foi desafiada em Julho último por um dos seus associados mais jovens, o Pedro Martins, para encarar a abordagem de “um evento que sai um pouco fora do âmbito da Aldraba mas que podia ter interesse... No dia 1 de Setembro faz exactamente 70 anos que os alemães invadiram a Polónia, evento que deu início à Segunda Guerra Mundial.”

Ninguém tem dúvidas de que se trata de um assunto de muito interesse, e que teve impactos nos mais diversos planos. Também no domínio do património, se pensarmos que o maior património são as pessoas, e que a guerra de 1939/45 causou a maior devastação humana de todos os tempos, com dezenas de milhões de mortos e centenas de milhões de deslocados e vítimas em todo o mundo.

Como poderemos encarar esta ideia no âmbito da nossa Associação?

Recentemente, alguns elementos da direcção da Aldraba passaram por Aljezur em contacto com a direcção do Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, com vista à possível realização ali de um encontro num futuro próximo. Durante a interessante e proveitosa reunião, veio à baila o tema da Batalha de Aljezur, livro agora editado sobre os confrontos entre aviões dos Aliados e do Eixo nos céus daquele concelho durante a 2ª Guerra Mundial. As memórias desse confronto são património histórico das gentes de Aljezur, seja através dos vestígios materiais encontrados, seja ao nível das exéquias então associadas ao acontecimento e de cerimónias que posteriormente vieram a ter lugar.

Propusemos ao Pedro Martins, desde sempre curioso e interessado nos assuntos relacionados com a 2ª Guerra Mundial, que preparasse uma intervenção para apresentar no encontro que viermos a realizar em Aljezur, e em que ele partilhasse com todos o muito saber que foi acumulando, e explorasse, tanto quanto possível, os traços de maior relevo para as mudanças culturais que vieram a ocorrer como consequência de tão grande e abrangente acontecimento.

Ao passar hoje o dia 1 de Setembro, lembramos a efeméride, referimos o assunto na vertente da defesa das memórias que à Aldraba interessa, e recomendamos a consulta ao blogue http://seventyyearsago.blogspot.com/, em que o Pedro nos dá uma ideia do dia a dia que antecedeu o início da Guerra, desde a eleição de Hitler, até ao eclodir do conflito.
MEG

3 comentários:

  1. Quem consegue não esquecer tem por obrigação fazer lembrar esta e outras realidades que neste nosso tempo estão em favorecido processo de negação.

    Bem haja Maria Eugénia por fazer lembrar.

    ResponderEliminar
  2. Muito apropriado e com um poderoso fio de ligação, que me faz orgulhar de pertencer a esta Associação e - sem ser um contentinho - ter imenso prazer em conhecer (sentindo o privilégio do seu convívio) amigos assim.
    Bem Hajam...Então, vá!como se diz em Beja...

    ResponderEliminar
  3. A abordagem de novos temas, a qualidade dos textos ( e das intervenções) mostram que a Aldraba tem reservas inauditas, que merecem aplauso. Não se trata de parabenizar, mas de ser justo e ter opinião. Infelizmente, a generalidade dos associados, haja peitos, coxas ou unhas, não se pronuncia. Portugal é um Cruel e Triste Fado (Rocha Peixoto dixit)

    ResponderEliminar