segunda-feira, 14 de abril de 2008

A terra do Emir









O património de Mira é especial como as suas gentes: palheiros que resistem, embora em número escasso, se tivermos em conta que estas habitações de pescadores eram morada do povo desta região. Um Museu que denota cuidado etnográfico na recuperação de tradições. Nele podemos ver a cozinha, a sala de jantar e os quartos dos pescadores de Mira.
Vale a pena viajar até estas paragens, onde se come bem. E depois é olhar o mar e perder os olhos sonhando aventuras únicas, como essas dos homens dos Dóris, que partiam para a pesca na terra Nova... Gente heróica, que podia ter ido à lua se quisesse, como afirmou Luís Miguel Grego, vereador do município, a visitantes associativos que este fim de semana demandaram a terra do Emir, origem árabe do nome de Mira.*
Texto e fotos de LFM
* Na publicação "Concelho de Mira Mira...no coração da Gândara", lê-se: "É atribuída aos Árabes o nome de Mira, topónimo que deriva da palavra Mir ou Emir evocativa de príncipe, senhor, chefe ou governador que significa "Honra e nobreza de sangue real". Ao atribuírem-lhe este nome, os Árabes quiseram distingui-la pela sua beleza, situação e clima ameno, chamando-lhe "Terra do Senhor".

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 4/14/2008 12:04:00 AM
________________________________________________
COMENTÁRIOS:
Rafael Carvalho deixou um novo comentário na sua mensagem "A Terra do Emir":
Localizada na Gândara, Mira tem um vastíssimo património. Pena é que nem sempre tenha sido devidamente valorizado, como a tragédia da extinção dos palheiros, tão sabiamente retratados por Ernesto Veiga de Oliveira, o demonstra.Característica na região de Mira é também a Casa Gandaresa, descrita pelo mesmo autor, essa sim ainda a tempo de ser preservada e valorizada, haja vontade política para o fazer.Não deixa de ser sintomático o facto de nós portugueses deixarmos morrer o que os turistas de autêntico procuram entre nós…
Publicada por Rafael Carvalho em a aldraba a Terça-feira, Abril 15, 2008 2:32:00 PM

Sem comentários:

Enviar um comentário