quarta-feira, 26 de março de 2008

Candidato a Património Imaterial da Humanidade, O Cante esteve na rua





Chamaram-nos e eles vieram.
Espinha direita e cabeça erguida, com voz tonitruante cantaram, desfilando, com orgulho, a sua história: lutas, derrotas, vitórias e, se calhar, poucas alturas de felicidade. São dignos filhos da “Pátria Alentejana”.
As suas vozes sentidas e poderosas pareceram acordar os Deuses. O Cante esteve nas ruas, e o povo encheu-as vibrando respeitoso.

No passado fim de semana, no âmbito do seu aniversário e não perdendo de vista a importância da luta pela classificação do Cante, enquanto património imaterial da humanidade, o Grupo Coral de Mourão organizou um encontro/desfile de Corais Alentejanos composto por oito grupos, que teve o seu terminus com o Cante em palco.

Foi esmagadora a sua força, tanto na rua como em palco.

Já tarda que todos interiorizemos a real força do Cante, sobre tudo quem manda e, portanto, decide, especialmente e numa primeira fase, as autarquias. Já tarda que actuemos organizados, concentrando esforços em volta de um elemento aglutinador que, por exemplo, pode ser a Associação do Cante - A Moda, até por justiça pelo trabalho que vem realizando.

Convém salientar, todavia, que A Moda nasce a partir do Congresso do Cante Alentejano, só possivel com a dimensão que teve porque assentou, sobre todos os aspectos, na instituição de todos os alentejanos, a Casa do Alentejo, onde ao longo das décadas muitos/todos falam e poucos agem/trabalham na defesa e divulgação da sua cultura, património e tradições, generosamente e com amor.

Sem dúvida, a hora chegou. Vamos classificar o Cante como património imaterial da humanidade. É só mais uma luta...


Texto de Luís Jordão

"A ALDRABA"
Publicada por a aldraba em 3/26/2008 03:25:00 PM

Sem comentários:

Enviar um comentário