domingo, 17 de abril de 2005

Um batente do Porto


O fascinante batente que aqui se reproduz, exemplifica bem a diferença entre o que é uma aldraba (mostrada no post anterior) e o que é exactamente um batente. Até porque a forma da aldraba, variando de tamanho e de linha, mantém o modelo do seu design, ao passo que o batente será mais apelativo ao olhar, pois pode ter a configuração de uma cabeça humana ou de uma mão feminina que segura uma bola (antropomórfico) ou de um animal (zoomórfico), nomeadamente, cabeças de leão, serpentes, dragões, cães, etc.

Esta foto é reproduzida a partir de um blogue que se cita com a devida vénia:
http://passoapasso.weblog.com.pt/arquivo/cat_recantos_do_porto.html

De “ÁGUAS DO SUL”
Postado por oasis dossonhos às 17:59 4 comentários

COMENTÁRIOS
Mendes Ferreira disse...
olá querido Luís o menino ainda consegue que o Moscardo seja eleito e depois já imaginou o que seria desta cidade assim tão estranhamente povoada? De certeza que seria surreal... agora mais a sério venho dizer Saudade. Beijos.
18 Abril, 2005 21:13
ismael disse...
Esse modelo de batente é interessantíssimo... Mas continuo a preferir as aldrabas! Pena que nos dias de hoje não seja possível tê-las nas nossas portas. Pois seriam roubadas pela futura Associação para o seu espólio... VIVA A ASSOCIAÇÃO ALDRABA!!!TODOS AO 25 DE ABRIL NA AVENIDA E DEPOIS AO ATENEU!
18 Abril, 2005 22:44
augustoM disse...
Curiosa a distinção entre batente e aldraba.Um abraço. Augusto
19 Abril, 2005 13:53
oasis dossonhos disse...
Obrigado aos meus leitores. Puxão de orelhas ao menino Ismael... Então a associação pretende salvaguardar o património e vossemecê proclama o saque?Não se brinca com coisas sérias!Um abraço a todosL.
20 Abril, 2005 23:24

Sem comentários:

Enviar um comentário