domingo, 5 de dezembro de 2021

Animada sessão sobre associativismo em pandemia, na J.F.Laranjeiro



 














O auditório da Junta de Freguesia do Laranjeiro acolheu na tarde do sábado, 4 de dezembro de 2021, a sessão promovida pela Associação Aldraba sobre o associativismo em tempo de pandemia, com o apoio caloroso desta autarquia e a participação ativa do GDE "Os Combatentes".

O presidente da União de Freguesias do Laranjeiro e Feijó, o amigo Luís Palma, saudou os presentes e procedeu depois, a convite da Aldraba, a uma apresentação crítica dos 3 números da revista publicados em abril/2020, outubro/2020 e abril/2021, quando a situação de confinamento não permitiu as habituais sessões públicas de lançamento. O orador destacou as temáticas tratadas nessas edições que lhe pareceram mais relevantes, e enalteceu o trabalho de divulgação e valorização do património popular que nelas viu espelhado.

A vice-presidente da direção do GDEC, Andreia Abrantes, descreveu de seguida os bem sucedidos esforços daquela centenária coletividade lisboeta em ter-se mantido a funcionar durante estes dois anos, promovendo para os seus associados atividades compatíveis com as restrições sanitárias, e conseguindo gerar receitas capazes de sustentar os encargos correntes.

O debate foi então alargado aos cerca de 20 presentes na sessão, que incluíam, além de vários associados da Aldraba e do GDEC, também elementos da URPICA (reformados e pensionistas do concelho de Almada), das Cantadeiras de Essência Alentejana, da ACRCEM (naturais dos concelhos de Estarreja e da Murtosa), da associação "O Farol" (Cacilhas), da ACCL (coletividades do concelho de Lisboa) e da Casa do Alentejo (Lisboa).

Foi muito rica a troca de impressões havida, de que ressaltou a importância da malha associativa na preservação da identidade das populações e até, com o apoio do poder local democrático, na própria assistência material aos mais vulneráveis nos tempos de crise. Foram ainda identificadas algumas das fragilidades com que o movimento associativo popular se debate, e a necessidade de se encontrarem urgentemente novas formas de lhes fazer face.

JAF (fotos LFM) 

Sem comentários:

Enviar um comentário