quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

AG da Aldraba aprova relatório e contas de 2017 e plano e orçamento para 2018























A Assembleia Geral da Associação ALDRABA acaba de reunir, hoje, 15.2.2018, à tarde, a sua sessão ordinária anual, para os fins estatutariamente previstos.

Correspondendo à convocatória oportunamente enviada, os associados participantes discutiram e votaram os relatórios apresentados pela Direção, e o parecer do Conselho Fiscal.

Assim, em relação a 2017, a AG aprovou o relatório que dá conta da realização bem sucedida de três encontros temáticos (“Em busca da cultura saloia”, Loures, 6-5-2017;“De Tondela ao Caramulo – as gentes, os ofícios e as memórias”, Tondela, 29/30-7-2017;  e “Por terras da Beira raiana”, Idanha-a-Nova, 28/29-11-2017), que foram fins-de-semana riquíssimos, de conhecimento e envolvimento com os patrimónios dessas regiões, em que interagimos com as coletividades Rancho de Folclore e Etnografia “Os Ceifeiros da Bemposta”, a ACERT - Associação Cultural e Recreativa de Tondela, a AFERT - Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo, e a Associação Raia Gerações, de Idanha-a-Nova. Demos conta igualmente davisita do tipo "exposições e museus com interesse para o património popular", em 20-1-2018, à exposição “Um homem chamado Romeu Correia”, no Museu da Cidade de Almada (Cova da Piedade). Os nºs 21 e 22 da revista foram editados ao longo do ano de 2017, tendo-se realizado, na Fábrica do Braço de Prata, em 1-6-2017, e na Cooperativa A Padaria do Povo, em 12-12-2017, as respetivas sessões de lançamento, tendo a apresentação desses dois números estado a cargo, respetivamente, do jornalista José do Carmo Francisco e da Profª Maria Beatriz Rocha-Trindade. Realizámos, com assinalável satisfação dos participantes, o 23º Jantar-tertúlia, na Caixa Económica Operária, em 18-12-2017.

Para 2018, ficou planeada a realização de dois ou três Encontros temáticos, de dois Jantares-tertúlia em casas regionais ou coletividades populares, de novas edições das Rotas da Aldraba, e de visitas a museus ou exposições que se insiram no espaço e património popular. Igualmente planeada a publicação dos nºs 23 e 24 da revista “Aldraba”, com sessões de lançamento/apresentação com convidados de prestígio, e a realização de debates sobre questões específicas do património, a incluir nos Encontros temáticos ou em outro tipo de iniciativas, e ainda que se continue a organizar e publicitar o acervo documental da Aldraba. Decidida finalmente a promoção e o reforço da adesão de novos associados, bem como o aumento da efetividade da cobrança das quotizações.

JAF





1 comentário:

  1. Este blogue. é desde o início da existência da Associação (seis meses depois de uma Comissão Promotora preparar a concretização legal) enquanto entidade formal, uma presença junto dos associados e do público dentro e fora de Portugal, informando acerca de tudo o que de relevante os corpos sociais desenvolvem. Parabéns à Aldraba que desde Novembro de 2014 caminha com o objectivo da salvaguarda do património, interagindo com associações, autarquias e outras entidades. É um orgulho pertencer a este Grupo, constatando uma imensa produção de encontros, jantares-tertúlia, debates, revistas e cadernos temáticos, entre outras acções que ao longo do tempo foram elogiadas por académicos de grande gabarito, alguns dos quais decidiram ser nossos associados. Bem Hajam!

    ResponderEliminar