sábado, 30 de dezembro de 2017

Profissões e ofícios tradicionais























Quando fixámos em 2013 os descritores temáticos em que se organiza o acervo documental da ALDRABA, fomos explicando em sucessivos post's os critérios de estabelecimento e os conteúdos dos grupos de descritores adotados.

No post "O acervo documental da Aldraba (5) - Os ofícios, as ciências e o território", explicou-se o alcance do grupo "Profissões e ofícios", onde se diz, designadamente: "Este grupo – necessariamente em aberto – considera como descritores, apenas, as profissões e os ofícios tradicionais de que haja informação disponível para classificar".

Em 2017, estão compreendidos no grupo "Profissões e ofícios" 9 descritores (aguadeiros, alfaiates, amoladores, barbeiros, costureiras, ferreiros, moleiros, polidores de móveis e sapateiros), dos quais temos informação tratada, em especial artigos publicados na nossa revista semestral.

Estes 9 ofícios tradicionais não estão todos eles extintos ou em vias de extinção. Mas, sem exceção, foram todos atingidos pelas transformações sociais e económicas dos últimos séculos, e as funções que eles desempenhavam ou desempenham são agora asseguradas de outras formas. O engenho e a criatividade humanas vão encontrando tecnologias que podem libertar as pessoas para outras ocupações e para o lazer, e importa valorizar essa evolução.

Mas, jamais, poderemos deixar esquecer ou depreciar o esforço, a arte e a dedicação das gerações de trabalhadores que nos antecederam, e a ALDRABA continuará esse combate pelo conhecimento e pela recuperação das memórias!

Neste dealbar do ano de 2017 para 2018, um artigo da jornalista Cátia Mateus, na edição de hoje do caderno Economia do semanário "Expresso", enumera outros novos ofícios (por sinal, também 9) que, no seu entender, estarão "em risco" num futuro próximo:

- Carteiros (substituídos pelas comunicações eletrónicas);
- Portageiros (sistemas de pagamento automático nas autoestradas);
- Trabalhadores de armazém (inteligência artificial na logística das cargas);
- Empregados bancários (operações bancárias pela internet);
- Operadores de caixa (sistemas de pagamento self-service);
- Operadores de call-center (equipamentos de reconhecimento de fala);
- Recrutadores (software de entrevista a candidatos a emprego);
- Agentes de viagem (marcação de viagens online);
- Maquinistas e motoristas (comboios e veículos sem condutores).

Muita matéria para reflexão...

Um bom ano de 2018.

JAF




Sem comentários:

Enviar um comentário