terça-feira, 21 de novembro de 2017

A Aldraba em notícia no Jornal do Fundão




Na sua edição de 9 de Novembro  passado,  o Jornal do Fundão dá  notícia do Encontro que a nossa Associação fez em terras de Idanha-a-Nova nos dias 28 e 29 de Outubro. Embora de forma resumida, ali se conta por onde andámos e o que vimos sem nada ter sido esquecido.

O Jornal do Fundão foi, desde a sua fundação em 1946 por António Paulouro e em paralelo com o Comércio do Funchal, um jornal de grande rigor e de grande combatividade nos tempos da ditadura. Quer em termos informativos, quer do ponto de vista cultural – no seu Suplemento Literário eram incluídos amiúde trabalhos de muitos artistas e intelectuais perseguidos pelo regime de Salazar, sempre foi uma referência de enorme prestígio.

Alvo de uma vigilância apertada pela polícia política, PIDE, chegou a estar suspenso durante seis meses em 1965 por ter incluído na sua edição referências elogiosas a Luandino Vieira, então preso no Tarrafal e a quem a Sociedade Portuguesa de Escritores atribuíra o Grande Prémio de Novela. A partir daí seria obrigado a apresentar as provas à delegação de Lisboa dos Serviços de Censura e não de Castelo Branco, como era habitual.

Em 2011 foi inaugurada uma estátua do seu fundador, em frente às instalações do jornal no Fundão, na Praça Velha (espaço que ele definiu como a sua universidade), da autoria do escultor Francisco Simões que na altura diria ter usado o granito porque “Granítico é também o passado de Paulouro, o seu carácter e até a sensiblidade de um homem de aparência dura como o granito, mas que tinha a alma mais doce que conheci”.

Aquando dos seus setenta anos de existência foi feita uma edição de selos comemorativos na qual colaborou o artista Manuel Cargaleiro.

MEG (texto e fotografias)

Sem comentários:

Enviar um comentário