domingo, 10 de maio de 2015

XXVII Encontro da Aldraba – “No coração do Oeste – história, etnografia e património”, sábado, 16 de Maio










 
Vai realizar-se no sábado, 16 de Maio, mais um dos Encontros temáticos da ALDRABA, agora na região do Oeste, entre os concelhos de Torres Vedras e da Lourinhã.

Será mais um Encontro que vai proporcionar o contacto com terras e gentes em torno da sua história, da etnografia e do património daquela zona, para além de uma nova oportunidade de convívio entre nós todos.

Embora com a duração de apenas um dia, vamos ter um programa diversificado, que incluirá:

9.45h – Ponto de encontro na cidade de Torres Vedras, junto ao Museu Municipal Leonel Trindade, Rua António Batalha Reis, perto do Tribunal Judicial de Torres Vedras.

10.00h – Visita ao Museu Municipal Leonel Trindade. Trata-se de um museu de Arqueologia e História, destinado ao estudo das origens e evolução histórica do Homem no Concelho de Torres Vedras. O Museu tem como missão a interpretação, preservação e divulgação do passado, das vivências e tradições locais, aliadas a uma componente educativa e de lazer, para fruição das gerações do presente e do futuro.

12.00h – Ainda em Torres Vedras, visitaremos o Forte e Capela de São Vicente. Monumento classificado, fica situado ao Norte da cidade e integra o conjunto fortificado das Linhas de Torres, anel de defesa de Lisboa face às invasões francesas. Mandado construir secretamente, compreende um conjunto de três redutos, continha 39 bocas de fogo e capacidade para 2200 homens.

13.00h – Almoço no Restaurante Braga, no Vimeiro, ao preço de 10€ por conviva, que terá à nossa espera um buffet recheado de iguarias apetitosas ao gosto de cada um – feijoada do mar e bacalhau com broa para os amantes de peixe, os da carne poderão saborear ensopado de borrego e carne de porco à portuguesa. Teremos igualmente à nossa disposição salgados, queijo, saladas, fruta, doces, vinho, águas, sumos e café.

15.00h – Centro de interpretação da Batalha do Vimeiro. O Centro congrega um importante espólio arqueológico e museológico e permite ao visitante uma visão quase integral do campo de batalha.

16.00h – Na freguesia de A-dos-Cunhados e pela mão da Associação Pró-Memória, associação de cariz cultural e etnológico, contactaremos com as memórias e tradições das suas gentes, designadamente através da visita à Azenha, Casa do Moleiro e Adega.

Para se inscreverem no Encontro, os interessados devem comunicar até 5ª feira, dia 14 de maio, por telefone ou por escrito, com o João Coelho (T: 967007423 // j.h.coelho@hotmail.com) ou com a Mª Eugénia Gomes (T: 919647195 // megomes2006@gmail.com).

Os participantes que não utilizem transporte próprio na viagem, devem assinalar a necessidade de boleia, que se tentará providenciar.

Sem comentários:

Enviar um comentário