quinta-feira, 14 de maio de 2015

Quinta-feira de Ascensão ou Quinta-feira de Espiga












Cerca de quarenta dias depois da Páscoa, sempre a uma quinta-feira do mês de Maio, a Igreja Católica celebra a ascensão de Jesus ao céu, depois de ter sido crucificado e de ter ressuscitado. Dada a sua estreita ligação à Natureza, pensa-se que esta celebração pode vir talvez de antigas tradições pagãs associadas às festas da deusa Flora que aconteciam por esta altura e que se mantêm ligadas à tradição dos Maios e das Maias.

Tradicionalmente, de manhã cedo, rapazes e raparigas vão para o campo apanhar a espiga. Regiões há, ou havia, em que as famílias se juntam e passam o dia no campo, não esquecendo o farnel para o almoço.

 A “espiga” é um ramo com espigas de trigo, folhagem de oliveira, malmequeres e papoilas, em que cada elemento simboliza um desejo:
As espigas significam que haja pão isto é, que nunca falte comida, que haja abundância em cada lar; O ramo de folhas de oliveira, que haja paz, pois a pomba da paz traz no bico um ramo de oliveira e também que nunca falte a luz (divina); As flores, malmequeres, papoilas, etc., significam que haja alegria, simbolizada pela cor das flores - o malmequer ainda traz ouro e prata, a papoila traz amor e vida e o alecrim saúde e força.

O ramo é guardado ao longo de um ano, pendurado algures dentro de casa, até ser substituído pelo do ano seguinte. 

MEG (Fotografia: Hernâni Matos - Blogue Do tempo da outra senhora)


Sem comentários:

Enviar um comentário