sexta-feira, 13 de junho de 2014

Inesquecível encontro com a terra e com as gentes de Alter


 



  


25 associados e amigos da Aldraba acorreram nos dias 7 e 8 de Junho a Alter do Chão, para participar no XXV Encontro, que se saldou numa experiência muito rica para todos.

Graças a um cuidadoso programa, organizado com o nosso amigo Romão Trindade, vereador da Câmara Municipal de Alter do Chão, foi possível visitar diversos equipamentos histórico-culturais, como o castelo, o museu municipal e a estação arqueológica, durante as manhãs de sábado e domingo. 

Registamos com agrado os que possibilitaram este fim de semana, com excelentes alojamento, restauração e visitas aos espaços de fruição cultural do concelho.

Em particular, agradecemos à Dra. Antónia Durão, técnica superior da CMAC, que nos acompanhou na visita ao castelo e ao palácio e jardim do Álamo, e ao Dr. Jorge António, arqueólogo da Câmara, que nos acompanhou na estação do Ferragial d’El Rei e no centro interpretativo.

Na tarde de sábado, visitámos a Coudelaria de Alter, instituição com valioso património natural.

Um grande momento do Encontro foi a interacção com as colectividades locais de Alter, que teve lugar na tarde de domingo, na sede da Banda Musical Alterense, onde nos receberam o seu presidente, João Moreira, e o maestro Virgílio. Em animado debate/convívio, participaram connosco o amigo Marçalo, do Grupo Alterense de Cultura (teatro popular), o amigo Duarte, do Rancho Folclórico As Ceifeiras, o jovem Luís Capão, da Associação Amigos da Revista e do Fado, o escritor Luís Marques, e um activista da Associação de Defesa do Património de Alter do Chão, Joaquim Marques. As nossas felicitações a todos pelo belo trabalho que desenvolvem.

Nesta sessão com as colectividades, para além do incansável vereador Romão Trindade, esteve presente também o presidente da Assembleia Municipal de Alter do Chão, Engº António Airoso Cruz.

Ainda houve tempo para uma passagem por Alter Pedroso nos momentos finais do encontro. Neste ponto mais alto do concelho, concelho de Alter do Chão, com o antigo castelo, a igreja e o cemitério antigos, e o miradouro deslumbrante que permite avistar Portalegre, as serras de São Mamede e da Gardunha lá muito ao longe....

Texto LFM/JAF

Fotos de Mário Sousa, Mª Céu Ramos e LFMaçarico

Sem comentários:

Enviar um comentário