sexta-feira, 12 de julho de 2013

Carta Gastronómica do Alentejo

A gastronomia é um factor reconhecidamente importante, seja na vertente cultural, seja como alavanca para o desenvolvimento de actividades económicas, designadamente como motivo de atracção turística. Assim o pensou o Turismo do Alentejo, ERT que acaba de apresentar, no passado dia 10 de Julho, um trabalho desenvolvido no âmbito do projecto “Alentejo Bom Gosto” - a Carta Gastronómica do Alentejo (clicar para obter o documento).

Elaborado pela Confraria Gastronómica do Alentejo, trata-se de um documento extenso em que nos são apresentados alguns textos teóricos para importante enquadramento cultural e histórico, da autoria de Antónia Conde, Ana Soeiro, Cláudio Torres, Inês de Ornelas e Castro e Fernando Melo, Galopim de Carvalho, João Cotta Dias, José Luís Tirapicos Nunes, Maria Antónia Goes e Paulo Lima, e que reúne mais de 1100 receitas representativas do que se cozinha e do que se come por todo o Alentejo, fruto de um levantamento efectuado em todo o território.

A Carta assume-se como “uma bíblia da gastronomia regional, um trabalho pioneiro e singular no país que vem dar resposta a um desejo antigo de críticos e gastrónomos, para além de contribuir para o trabalho de estruturação do produto turístico gastronomia e vinho”. Outros trabalhos se lhe seguirão, desde a certificação de restaurantes de acordo com requisitos a definir pela Turismo do Alentejo, ERT, no sentido de criar uma restauração de qualidade, até à elaboração de roteiros gastronómicos que proporcionem o contacto de turistas com os ciclos do pão, do vinho, do azeite, etc.

Assinalo com regozijo a elaboração de um documento desta natureza que a todos enriquece culturalmente e que vem contribuir para o fortalecimento da identidade de uma região tão rica em tradições e que, a mim pessoalmente, me é tão cara!

Para obter a Carta Gastronómica do Alentejo clicar em:
Maria Eugénia Gomes




Sem comentários:

Enviar um comentário