sábado, 20 de outubro de 2012

Aldeia da Estrela, Alqueva. Um futuro adiado?













Em  2 de Julho de 2005, a Aldraba foi a Alqueva num dos encontros que mais marcaram a vida da nossa Associação, quer pelo elevado número de participantes e pela sua adesão e entusiasmo, quer pela relação que se estabeleceu com todos os que nos receberam e com quem pudemos confraternizar. (http://www.aldrabaassociacao.blogspot.pt/2005_07_01_archive.html)

Eram grandes, enormes, as expectativas e as esperanças do povo da aldeia da Estrela num futuro melhor. O grande lago, criam, ia ser o motor do desenvolvimento por que todos ansiavam.

Foi com mágoa que, ao passar os olhos pela recente edição do Diário do Alentejo, li a entrevista dada a Noélia Pedrosa pelo Presidente da Junta de Freguesia da Póvoa de São Miguel, Rui Almeida. Não resisti a transcrevê-la e a deixar aqui o convite para lerem o artigo da mesma jornalista também ali publicado.

"Ser uma das 16 aldeias ribeirinhas tem sido benéfico para a Estrela?
Tem sido benéfico no sentido de dar a conhecer o nome da aldeia. A nível de desenvolvimento não trouxe benefício nenhum.

O Plano de Pormenor da Aldeia da Estrela foi aprovado em agosto último, 10 anos após a inauguração da barragem de Alqueva. No seu entender, o que é que isso representa para o futuro da aldeia?
Sempre afirmei que o Plano de Pormenor da Aldeia da Estrela era a chave para o desenvolvimento da aldeia. No entanto lamentamos que tivesse levado 10 anos a ser aprovado, pois a situação que o País atravessa atualmente é muito diferente da que era há cinco, seis ou sete anos atrás. Hoje praticamente está tudo parado a nível de investimentos.

A Estrela é uma das cinco povoações abrangidas pelo projeto “Aldeias Ribeirinhas do Grande ago Alqueva” que será desenvolvido por recém-licenciados e que visa dinamizar as referidas aldeias. A equipa de estagiários já está a trabalhar? Que projetos vão ser desenvolvidos?
Sim, a Estrela e a Póvoa de São Miguel estão inseridas neste projeto. Os estagiários ainda não estão colocados mas penso que em breve estarão a trabalhar. O projeto é interessante para ambas as partes, pois irá dar emprego a jovens desempregados, ao mesmo tempo que irá beneficiar a freguesia em projetos na área do turismo, agricultura e alguma indústria, como é o caso do fabrico de pão, queijos e enchidos.

Quantos habitantes tem a Estrela de acordo com o Censos 2011 e como se caracterizam em termos demográficos?
A população residente da aldeia da Estrela ronda os 100 habitantes. É uma população muito idosa. Os jovens tiveram de sair para países como a Suíça e a Alemanha.

A que setores de atividade se dedica atualmente a população em idade ativa?
Sem qualquer indústria, com uma agricultura praticamente de subsistência, que apenas emprega algumas pessoas em trabalhos sazonais, com a água da barragem praticamente nos logradouros das suas casas, pouco mais haverá a fazer do que pescar. Infelizmente!"

MEG (Gravura - Plano de Pormenor da aldeia da Estrela)

Sem comentários:

Enviar um comentário