quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Morreu Elsa Rodrigues dos Santos, Presidente da Sociedade da Língua Portuguesa

















Foi com surpresa e consternação que tomámos conhecimento da morte inesperada da Elsa e nos associamos a todos os seus familiares, companheiros e amigos nestes momentos de pesar.

Pela mão da sua Presidente da Direcção, a Sociedade de Língua Portuguesa acolheu em Fevereiro de 2010, integrada nos seus “Ciclos de Palestras”, a apresentação dos nossos Cadernos Temáticos, n.º 1 - «Aldrabas e Batentes de Porta: uma reflexão sobre o património imperceptível».

Desde então, as relações entre a SLP e a Aldraba foram-se cimentando e foram muitas as realizações e comemorações da SLP em que estiveram presentes membros da nossa Associação.

Como se refere em comunicado da Direcção da SLP acabado de sair, a morte da Elsa Rodrigues dos Santos constitui uma “perda irreparável no, infelizmente, restrito mundo dos que, na Academia e no espaço público, insistem em estudar e divulgar as obras e os autores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe”.

Na SLP, a Elsa Rodrigues dos Santos “travou um combate entusiasta, difícil e informado, na defesa e divulgação da nossa Língua, atenta às variantes africana e brasileira que tanto a enriquecem”.

Como especialista das Literaturas Africanas, Elsa Rodrigues dos Santos publicou “As Máscaras Poéticas de Jorge Barbosa e a Mundividência Cabo-Verdiana” e “Jorge Barbosa – Poesia Inédita e Dispersa” (prefácio, organização e notas), tendo ainda sido autora de numerosos ensaios e textos de divulgação, com destaque para os estudos sobre os 50 anos da revista Claridade (Cabo Verde) e sobre os poetas Corsino Fortes e Arménio Vieira, e tendo colaborado na obra “Literaturas Africanas de Expressão Portuguesa”, organizada por Pires Laranjeira.

Elsa Rodrigues dos Santos era natural de Lourenço Marques, actual Maputo, e tinha 73 anos. Licenciada em Filologia Românica e com o Mestrado em Literaturas Brasileira e Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras de Lisboa, foi Professora do Ensino Secundário e Professora convidada da Universidade Lusófona e do Instituto Superior de Ciências Educativas.

A Aldraba renova aos amigos da Sociedade da Língua Portuguesa a expressão da nossa tristeza, e deseja que eles consigam superar este momento difícil com novos caminhos de desenvolvimento para a aposta cultural a que a Elsa deu tantos anos da sua vida.

A Direcção da ALDRABA

1 comentário:

  1. Apresento sentidos pêsames à família. Recordo a cordialidade e sensibilidade com que fomos recebidos, pela Dra. Elsa. Escutei-a uns anos antes, em Coimbra, durante uma homenagem a Adeodato Barreto. Espero que a instituição,sem ela, consiga resistir a todas as ameaças que o Associativismo actualmente enfrenta.

    ResponderEliminar