segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Nomes de localidades em azulejos (cont.13)







Publicamos hoje mais 8 novas placas de azulejos, de 7 localidades ainda não identificadas anteriormente e uma segunda placa de localidade já assinalada.

Ou seja, adicionando a todas as publicações que a ALDRABA aqui fez desde abril de 2010, atingimos um total divulgado de 108 placas, de 98 localidades distintas.

Em 14 de agosto último, deambulando pelo concelho de Mafra (distrito de Lisboa), os “repórteres da Aldraba” encontraram e fotografaram uma placa, aliás em muito mau estado de conservação, num muro à entrada da povoação da Murgeira – que hoje se publica –, e outra, em excelente estado, numa parede da localidade do Carrascal.

Poucos dias depois, e por uma singular coincidência, a nossa associada Maria do Céu Ramos também encontrou a mesma placa do Carrascal, e é essa fotografia que ela nos facultou que aqui gostosamente publicamos. Obrigado, Mª do Céu, pela atenção e pelo carinho com que tens vindo a colaborar com a Aldraba.

Mais recentemente, a nossa amiga Margarida Luís – que acompanha o blogue com interesse, mas ainda não tinha tido ocasião de colaborar nesta recolha – fotografou e enviou-nos uma bela placa de Vale do Peso, no concelho do Crato (distrito de Portalegre). Aqui a reproduzimos, com a nossa satisfação por mais uma amiga a engrossar a corrente…

Pesquisando na blogosfera, encontrámos no blogue “Tumblr.com”, há poucas semanas, fotografias de duas placas de azulejos de localidades do distrito de Lisboa, que hoje reproduzimos: A-dos-Cunhados (concelho de Torres Vedras) e Cercal (concelho do Cadaval).

Por último, do blogue “Diário do Bordo”, de Teresa Oliveira, reproduzimos e agradecemos mais três registos fotográficos: Assumar e Veiros, ambos do distrito de Portalegre, e Estremoz, do distrito de Évora. A placa de Estremoz é distinta de uma outra já publicada em 11.4.2010, também reproduzida a partir do mesmo blogue.

“Post-scriptum”: As nossas desculpas ao Manuel Campos Vilhena, que foi quem efetivamente recolheu a fotografia de Castro Verde que publicámos em 20 de julho último, e cuja autoria atribuímos por lapso à Susana Rodrigues.

JAF

Sem comentários:

Enviar um comentário