segunda-feira, 16 de julho de 2012

Sucesso da sessão CPCCRD/Aldraba



























Mais de quarenta ativistas do movimento associativo da região de Lisboa juntaram-se na sede da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, no fim de tarde da 6ª feira, dia 13 de julho último.

O objetivo foi assistir e participar na sessão técnica em que o nosso amigo Joaquim Jorge (antropólogo da Câmara Municipal de Loures, que tem trabalhado na formulação de candidaturas ao financiamento de projetos culturais) transmitiu a sua experiência e proporcionou alguma formação prática nesta área, seguida de uma animada troca de questões colocadas e respondidas pelo orador e restante mesa.

A associação ALDRABA, além da iniciativa inicial, trouxe dez participantes para a sessão, entre os quais representantes de três associações nossas amigas (a cooperativa Itinerante, de Lisboa, a associação Farol, de Cacilhas, e o grupo de cicloturismo Estrela, da Amadora).

A mesa da sessão incluía o orador, o presidente da Confederação das Coletividades, Augusto Flor, e o presidente da Aldraba.

Deixamos aqui os tópicos principais, assinalados pelo Joaquim Jorge, a ter em conta numa candidatura ao financiamento comunitário de um projeto associativo:

• Clarificar a missão da associação: quem somos, o que pretendemos, quem tutela a atividade em que o projeto se insere?
• Definir o que se pretende fazer, onde se pretende chegar, quais os objetivos a atingir, alinhando os objetivos locais com os níveis regional, nacional e europeu;
• Procurar parceiros para partilha de experiências e conjugação de esforços;
• Pré-requisito de qualquer candidatura é a existência de uma vontade de internacionalização e de abertura ao exterior para arranjar soluções para as situações concretas a nível local;
• Reler os documentos do programa e subprograma a que nos vamos candidatar, verificar elegibilidades e prazos;
• Atender à necessidade de se ter uma estrutura logística consistente a nível contabilístico e de gestão.

No termo da sessão, ficou uma forte vontade de, com o apoio da Confederação, replicar esta formação noutros locais de concentração associativa, e de se montarem redes entre coletividades com interesses ou necessidades idênticas, para viabilizar a apresentação de candidaturas em programas já disponíveis ou que venham a ser desenhados num futuro próximo.

JAF (fotos LFM)

1 comentário:

  1. Mais uma iniciativa da Aldraba,bem sucedida, aqui com o prestimoso contributo do Dr. Joaquim Jorge e da oportuna parceria da Confederação das Colectividades, que divulgou, cedeu espaço para o evento e esteve representada ao mais alto nível. Parabéns a todos, e oxalá os frutos desta acção sejam no futuro visíveis!

    ResponderEliminar